Foi no salão nobre da Associação Recreativa Entre Parentes de Vilar do Paraíso que, no dia 20 de janeiro, teve lugar a tomada de posse dos órgãos sociais da coletividade, para o biénio 2023/2024. José Albano Silva assumiu a presidência da Direção, substituindo Carina Choupina, que deixou o cargo para ocupar a presidência do Conselho Fiscal, anteriormente exercida pelo seu substituto.
A simbólica cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Recreativa Entre Parentes de Vilar do Paraíso, para o biénio 2023/2024, aconteceu no passado dia 20 de janeiro, no salão nobre da coletividade. Na sessão esteve presente, Elísio Pinto, enquanto vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, mas também como presidente da Mesa da Assembleia da associação, Alexandra Amaro, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, Paulo Rodrigues, presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, e Nuno Rodrigues, da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.
Inicialmente, Elísio Pinto, presidente reeleito da Mesa da Assembleia da Associação Recreativa Entre Parentes, falou sobre a dificuldade que foi conseguir uma nova Direção. “Cada um não ficaria bem com a sua consciência se levássemos para nossa casa esta preocupação do encerramento da coletividade, (…) mas, felizmente, o barco chegou a bom porto” asseverou. Assim, dirigiu-se a Carina Choupina, presidente cessante da Direção, afirmando que “as palavras, por vezes, são poucas para valorizar todo o teu trabalho. Que orgulho devemos sentir da tua pessoa, jovem, dedicada, que, com uma enorme intensidade, devolveste a dignidade à nossa coletividade. Obrigado por tudo aquilo que fizeste, por tudo aquilo que deste, tirando à tua família, e provavelmente à tua própria pessoa, para te dedicares à associação”, mencionando o ressurgimento do teatro e a importância do Grupo de Cavaquinhos. “Ficarás, para sempre, gravada no meu coração, pelo que representas para a Associação Recreativa Entre Parentes”, terminou.
Carina Choupina abandonou a presidência da Direção, no entanto, continua nos órgãos sociais da instituição, como presidente do Conselho Fiscal, e é a primeira vez que o cargo é exercido por uma mulher. “Muito me orgulho do trabalho dos últimos quatro anos”, começou por referir, emocionada, afiançando que “foram árduos, mas espero que a próxima Direção dê continuidade, até com um melhor trabalho, porque só melhoramos quando vemos que as coisas vão evoluindo”. Carina agradeceu o voto de confiança de todos os sócios, desejou as boas-vindas ao novo presidente e garantiu que vai continuar por perto, afinal de contas, continua a pertencer ao Grupo de Cavaquinhos e ao de teatro. “Conheci muita gente aqui, fiz muitas amizades e a associação fez-me, também, evoluir enquanto pessoa, o que é muito bom”, disse, por fim, a presidente cessante.
Depois de todos os órgãos sociais tomarem, oficialmente, posse, foi a vez de José Albano Silva, novo presidente da Direção da Associação Entre Parentes, dirigir algumas palavras à plateia. Afirmando que pretende dar continuidade ao bom nome da coletividade, afiançou que “vamos manter a coletividade aberta para que os sócios disfrutem do seu espaço, bem como manter, e se possível melhorar, as atividades de cultura, recreio e desporto”. Destacando, também, o Grupo de Cavaquinhos da instituição e o recente grupo de teatro amador, terminou expressando o quanto “estas atividades levam bem longe o nome da associação e dos nossos fundadores, e estejam eles onde estiverem, estarão orgulhosos do trabalho que estamos a fazer, para manter viva a sua memória”.
Já Nuno Rodrigues, representante da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, salientou que, quando se é dirigente associativo, pode perder-se horas e até dinheiro, mas “só interessa o trabalho que, no final, acaba por ser feito e aquilo que fica, a marca que fica junto da comunidade onde nos inserimos”.
Por sua vez, Paulo Rodrigues, começou por referir que “a Federação, ao longo dos últimos anos, em especial nestes últimos quatro, foi sempre um parceiro que esteve muito próximo e queremos continuar a estar. Sabem que podem contar connosco para o que entenderem ser necessário”. Depois de mencionar a peça que o grupo levou a cena no Festeatro e o orgulho que o autor da mesma deve sentir, deixou uma mensagem especial à nova Direção: “vamos trabalhar em conjunto, de mãos dadas, para alcançarmos os maiores sucessos e perpetuar os fundadores da Associação Recreativa Entre Parentes”.
Alexandra Amaro, presidente da União de Freguesias onde se insere a coletividade, encerrou as intervenções, deixando “uma palavra de agradecimento à nossa presidente cessante, Carina Choupina, e à sua equipa, por todo o esforço e coragem” e louvando a nova Direção, “na pessoa do Albano, que, de forma totalmente abnegada, entregam-se a uma causa, à missão de zelar quer pela comunidade, quer pela manutenção e preservação das nossas tradições. Os meus parabéns e podem contar sempre com a Junta de Freguesia, estamos próximos e atentos a todas as necessidades”.