A Procalçado foi fundada em 1984 e é uma empresa líder na indústria do calçado. José Ferreira Pinto conversou com o AUDIÊNCIA sobre esta empresa que entrou no mundo do calçado profissional com a marca Wock e no universo da moda com a Lemon Jelly.
Qual é a história da fundação da Procalçado?
Eu fundei esta empresa porque queria sobreviver e parti pela atividade que melhor dominava, graças às experiências que eu tive noutras empresas. O projeto começou com a For Ever, em 1973, que começou por desenvolver e comercializar solas para calçado e, ao longo dos anos, a Procalçado cresceu no sentido da criação de marcas de calçado injetado, nomeadamente da Wock para o mercado profissional e da Lemon Jelly para o segmento da moda. Eu posso dizer-lhe que quando comecei o projeto estava longe de imaginar chegar a este volume de negócios e tive muitos anos de luta e de sacrifício, mas foi com muito gosto, porque apaixonei-me pelo calçado. Atualmente, nós temos cerca de 425 colaboradores e eu conto com a cooperação do meu filho, José Azevedo Pinto, na liderança da empresa.
Quais são os principais objetivos desta empresa?
Esta é uma empresa que está ligada ao setor da moda e nós temos de acompanhar as tendências, que surgem com uma velocidade incrível, porque existem, fundamentalmente, duas épocas por ano, mas temos, cada vez mais, de nos guiar pelo momento e é por esta razão que nós temos de construir e de criar diariamente, para podermos apresentar os nossos produtos no momento certo. Nós temos pessoas com muitas ideias e com muito saber, para conseguirmos acompanhar a evolução do mundo, porque nós trabalhamos, essencialmente, para o mundo inteiro, mas especialmente para a Europa e o mercado exige muito de nós.
Tudo começou com a For Ever. O que é que esta marca, que atualmente produz solas para as maiores marcas europeias de calçado, representa para a Procalçado?
A For Ever é a principal marca da empresa. Eu posso dizer-lhe que criei esta marca desde o primeiro dia e que antes de ter uma indústria, já tinha criado uma marca, a For Ever, o que não era muito normal na década de 70. Na altura, a For Ever encontrava negócio, angariava a produção e servia de intermediário, mas eu, com este tipo de proposta de valor, necessitei, num determinado momento da marca, de criar algum controlo sobre a área industrial, porque o grau de exigência dos clientes que nós encontrávamos era elevado e nós precisávamos de controlar um bocadinho essa parte industrial ou parte da produção, pelo que deu-se, nesse sentido, o arranque do projeto industrial e assim começou e assim evoluiu, mas esta foi a primeira marca da empresa, uma marca de solas, que é conhecida internacionalmente. Nós vendemos, um bocadinho, para todos os cantos do mundo e trabalhamos, através da For Ever e das solas, com outras grandes marcas, tais como a Gabor, a Chanel, a Tommy Hilfiger, a Ralph Lauren e a ECCO, por exemplo, que é um dos nossos clientes mais antigos e está connosco há mais de 40 anos. Nós trabalhamos com estes clientes há muito tempo, em regime private label, seja com solas, seja com calçado moldado, ou com as nossas marcas novas, em algumas parcerias que vamos fazendo também com alguns grandes retalhistas e com alguns grandes designers internacionais.
A Procalçado é uma das empresas líderes na indústria do calçado e, ao longo dos últimos anos, fundou duas marcas de calçado injetado, nomeadamente a Wock para o mercado profissional e a Lemon Jelly para o segmento da moda. O que está na origem da criação destas marcas?
A empresa durante o seu processo de crescimento, principalmente nos anos 2000, sentiu um bocadinho com mais força as deslocalizações das produções, principalmente, para a Ásia e, na altura, a empresa viu-se perante algumas soluções, isto é, ou fazia uma restruturação, um downsizing, e adaptava-se à realidade da altura, ou deslocalizava-se, aliás, eu posso dizer-lhe que nós chegamos a ter clientes nossos a pedir-nos para abrirmos uma fábrica na Ásia, para os servirmos a partir de lá, mas para nós sempre foi estratégico o projeto industrial em Portugal, nomeadamente, em Vila Nova de Gaia, e, então, optamos por uma terceira opção que encontramos, que foi a diversificação e abrimos novas áreas de negócio, pelo que, o que era antigamente uma fábrica de componentes para calçado, passou a ser uma fábrica de calçado injetado também, um produto final que nos permitiu gradualmente começar a abrir e a montar as nossas marcas, sem colidirmos com os nossos clientes, porque nós não estamos a criar um produto concorrente com o deles, nós estamos a criar uma linha de produtos que é complementar à dos nossos clientes das solas e, portanto, com estas marcas, devidamente segmentadas, nós iniciamos, também, com uma marca de calçado profissional para médicos, enfermeiros, cozinheiros, isto é, para um setor profissional que nos permitiu criar a estrutura necessária para esta nova problemática, que entrava dentro da empresa, que é gerir as pessoas, distribuidores, criar marca, marketing, sites, vendas online, tudo isto, para um dia darmos um passo maior. Nós começamo-nos a apaixonar pela moda, até que sentimos que estávamos com a empresa preparada para darmos o passo de criarmos a nossa marca de moda, que é a Lemon Jelly, e aí sim entramos num mundo altamente competitivo de grande rapidez, voraz, mas que nos apaixona muito.
Onde é que estas marcas podem ser encontradas?
Nós estamos presentes com ambas as marcas na distribuição por grosso, portanto estamos em muitas lojas que se encontram espalhadas pelo país e pelo mundo. A Lemon Jelly pode ser encontrada, por exemplo, no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia, e a Wock pode ser adquirida em várias farmácias na zona de Vila Nova de Gaia, do Porto e em todo o país. Nós também estamos disponíveis para todo o mundo e para Portugal, inclusivamente, através do comércio eletrónico, que também é uma área de forte aposta da Procalçado, porque hoje em dia é muito importante, dado que o que nós mostramos online é o que as pessoas acabam por perceber da marca e para criarmos uma marca forte temos de ter uma presença forte online.
Para onde exporta a Procalçado?
Nós exportamos para mais de 60 países, mas temos um grande foco na Europa. Por exemplo, a Alemanha, a França, os Estados Unidos da América, o Canadá, o Japão, a Coreia, o Uruguai, a Costa Rica e a Rússia são mercados muito importantes para nós. Nós estamos um bocadinho por todo o lado e estamos bastante dispersos pelo mercado, mas, naturalmente, a Europa ainda representa um peso muito grande.
Esta empresa tem sido alvo de inúmeras distinções, quer falar-me sobre elas?
É verdade, ao longo dos anos a empresa sempre procurou ultrapassar-se e uma das nossas grandes estratégias foi sempre a inovação, o que fez com a For Ever, a Lemon Jelly e a Wock, fossem distinguidas com diversos prémios de inovação, nomeadamente, com os prémios GAPI e até prémios internacionais. Por exemplo, nós fomos nomeados para o Drapers Awards, com a Lemon Jelly, o que muito nos honra, porque estávamos na gala, em Londres, a concorrer com a Jimmy Choo, com a Adidas e fomos nomeados no meio destas grandes marcas todas, como marca inovação e como marca do ano em Inglaterra, o que prova que a empresa tem vindo, desde o início e ao longo dos anos, a apostar cada vez mais em inovação e isto tem-nos gratificado com grandes prémios. Nós também recebemos, inclusivamente, aqui em Portugal, o Prémio Produto Inovação COTEC-NORS, com a Wock, pelo desenvolvimento da primeira sapatilha lavável até 134º para esterilização e do primeiro mocassim também lavável até 134º para esterilização, que são produtos altamente inovadores no segmento em questão. No fundo, os prémios não significam nada, ninguém vive de prémios, mas acabam por ser um pequeno reconhecimento daquilo que fazemos.
BI:
José Ferreira Pinto nasceu em 1941, é natural da Freguesia de Lobão, em Santa Maria da Feira e vive no Porto. Aos 20 anos cumpriu o Serviço Militar, no Porto, e posteriormente empenhou-se no desenvolvimento das suas atividades que conduziram, em 1973, à fundação da For Ever e, em 1984, à criação da empresa “Procalçado”, em Pedroso, em Vila Nova de Gaia.