O presidente do XIV Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, garantiu, em Angra do Heroísmo, após a entrega da composição do XIV Governo ao Representante da República para os Açores, Pedro Catarino, que a composição do novo Executivo garante as condições para prosseguir na Região uma “governação consistente e uma visão reformista”, dando “continuidade à governação” que lidera desde 2020.
“Cumpro o que me comprometi. Apresentei-me ao eleitorado com o orgulho da realização da governação que liderei nos últimos três anos”, disse, para sublinhar que além da “consistência e da continuidade”, está também assegurada a estabilidade.
“Quero retribuir essa confiança [dos açorianos nas eleições] com a consistência e a continuidade desta governação”, afirmou, apelando à “confiança” dos açorianos na manutenção de uma “visão reformista e uma governação não socialista”, em linha com o projeto que apresentou nas eleições regionais de 2020 e consubstanciado na Agenda de Governação para uma década.
O XIV Governo dos Açores, além da presidência, mantém a vice-presidência e nove secretarias regionais, tendo sido extinta a Sub-Secretaria Regional da Presidência e criada a Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, que será tutelada por Paulo Estevão.
O Presidente indigitado explicou que os ajustamentos na composição do XIV Governo dos Açores “correspondem ao saber da experiência adquirida para garantir mais coesão e mais coerência nas soluções que são essenciais para as pessoas”.
Desta forma, Artur Lima mantém-se na vice-presidência, à qual caberá a articulação entre a cooperação externa e a cooperação económica. Já Duarte Freitas mantém-se como titular da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública; Berta Cabral mantém-se na Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e Alonso Miguel mantém-se na Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática.
Mónica Seidi irá tutelar a Secretaria Regional da Saúde e Solidariedade Social; Maria João Carreiro será a titular da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, onde se mantém a Qualificação Profissional; Sofia Ribeiro será a titular da pasta da Educação, Cultura e Desporto.
Para a Secretaria Regional do Mar e Pescas entra Mário Pinho, ex-Diretor Regional de Políticas Marítimas, enquanto António Ventura será o titular da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação e Paulo Estevão o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades.