O fotógrafo José Maria Sousa, com a fotografia “Enrosca-te em mim”, foi o vencedor do concurso de fotografia “Ribeira Grande nas conquistas do império”, organizado pela Câmara de Ribeira Grande no decorrer da Feira Quinhentista de 2017.
Na segunda posição ficou Álvaro Miranda, com a imagem “Presa nas memórias”, enquanto o terceiro lugar foi conquistado por Gabriela Pontes com a fotografia “Mourisca”. Estas, bem como as restantes treze fotografias mais votadas pelo júri, farão parte de uma exposição a inaugurar na Feira Quinhentista de 2018.
O vencedor será contemplado com um prémio de 150 euros e quatro passes gerais (sem campismo) para o festival Monte Verde 2018. Já o segundo e terceiro classificados serão distinguidos com prémios no valor 100 e 75 euros, respetivamente, bem como um safari microbiano (para oito pessoas) no OMIC, nas Furnas, e uma noite com as estrelas, no OASA, em Santana (Rabo de Peixe).
Participaram no concurso “Ribeira Grande nas conquistas do império” cerca de vinte fotógrafos que colocaram mais de sessenta fotografias à apreciação do júri. Foram seleccionadas as quinze mais votadas.