JOVENS AÇORIANOS DISCUTEM “ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS”

A 18 e 19 de março a sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) abriu portas para 50 alunos do ensino básico discutirem o tema “Alterações Climáticas: Salvar os Oceanos” e para 75 alunos do ensino secundário debaterem “Alterações Climáticas: Reverter o Aquecimento Global”.

Este ano o tema principal do Parlamento dos Jovens foi “Alterações Climáticas”. Durante um dia inteiro (18 de março para os alunos do ensino básico e 19 para os do ensino secundário) os jovens representantes das suas escolas, assumem as funções de deputado no Parlamento Açoriano, apresentando e defendendo as suas propostas, para mais tarde serem levadas até à Sessão Nacional, na Assembleia da República.

Na sessão de abertura da Sessão Regional direcionada aos alunos do ensino básico, a presidente da ALRAA desafiou os alunos a serem os agentes da mudança no combate às alterações climáticas, alertando os jovens deputados para as consequências que algumas práticas do quotidiano podem trazer ao planeta. Ana Luís atentou, ainda, para a oportunidade que foi dada a estes jovens, de “vivenciar o trabalho de um deputado e da importância do Parlamento enquanto base de um regime democrático e plural”.

Da mesma forma, e na sessão de abertura do dia 19, destinada aos alunos do ensino secundário, a presidente alertou os jovens para o aquecimento global e para as consequências negativas das alterações climáticas para o futuro do planeta, apelando à consciencialização responsável. Ana Luís também defendeu a importância das políticas estratégicas na área do ambiente, dando o exemplo do caso dos Açores, onde existe uma aposta e investimento ao nível do processamento de resíduos e na utilização de energias renováveis.

A Região Autónoma dos Açores, será representada na Sessão Nacional do ensino básico pelos deputados da Escola Secundária Antero de Quental, da Escola Básica e,3/S Cardeal Costa Nunes (Pico) e pela Escola Básica e, 3/S de Vila Franca do Campo; no ensino secundário representarão os Açores os jovens da Escola Básica 2, 3/S Bento Rodrigues (Santa Maria), da Escola Secundária da Ribeira Grande e da Escola Secundária Vitorino Nemésio (Terceira).

No final do dia 18 decorreu também o Concurso Euroscola, com o tema “Eleições 2019: assumir responsabilidades e escolher o futuro”, que contou com a participação de cinco escolas, sendo o projeto vencedor da Escola Secundária Antero de Quental, que irá representar os Açores na Sessão Nacional 2019.