JUNTA DE FREGUESIA DE MAFAMUDE E VILAR DO PARAÍSO ASSINOU PROTOCOLOS COM INSTITUIÇÕES DE AÇÃO SOCIAL E PROTEÇÃO CIVIL

A Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso realizou uma cerimónia de assinatura de protocolos com diversas instituições de ação social e proteção civil, que contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Gaia José Guilherme Aguiar, Marina Ascensão e Elísio Pinto, de Tiago Braga, presidente da Assembleia de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, e de inúmeras entidades locais.

A cerimónia de assinatura de protocolos com instituições de ação social e proteção civil e de entrega de uma comparticipação no âmbito da iniciativa Natal Solidário, foi promovida pela Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, com o intuito de, como afirmou João Paulo Correia, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, “apoiar um conjunto de instituições sociais que fazem um trabalho muito próximo das pessoas, um trabalho que é fundamental para a coesão social e para o combate às desigualdades sociais”.

Neste seguimento, a Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso atribuiu, no âmbito da iniciativa Natal Solidário, um voucher no valor de mil euros ao Centro Social S. Pedro – Vilar do Paraíso, à Conferência de São Martinho da Paróquia de Vilar do Paraíso, à Conferência de São Cristóvão de Mafamude, à Conferência de São Gonçalo de Mafamude e à Conferência de Santo Ovídeo.

A assinatura de protocolos visou a atribuição de um apoio às instituições sociais Associação de Convívio dos Idosos, Reformados e Pensionistas da Alameda do Cedro, O Regaço – Centro Social Paroquial de Santo Ovídeo, Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Soares dos Reis e Lar Santa Isabel e às instituições de proteção civil, Associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valadares e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões.

Relativamente ao valor atribuído às instituições sociais e de proteção civil, o presidente da Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso explicou que “o valor varia em função da realidade de cada instituição e da sua própria atividade, mas varia entre os mil e os dois mil euros de apoio para cada uma das instituições sociais e também aos Bombeiros Voluntários de Valadares, que são a principal corporação de bombeiros que intervém no nosso território, para além dos Bombeiros Sapadores de Gaia. Também temos os Bombeiros Voluntários de Coimbrões que têm uma área aqui em Mafamude, mas a maior área de intervenção está destinada aos Bombeiros Voluntários de Valadares e são uns dos nossos principais parceiros naquilo que é a proteção civil. Estas instituições sociais quer aquelas que estão no âmbito do Natal Solidário, mais as instituições sociais que não estando no Natal Solidário, têm um trabalho diário no apoio social a muitas famílias de Mafamude e Vilar do Paraíso recebem todas o apoio de mil ou dois mil euros. Este não é o único apoio que a Junta de Freguesia dá durante o ano”.

João Paulo Correia salientou ainda, a este propósito, que “não estão todas as instituições sociais, porque nós ao longo do ano vamos apoiando outras instituições”, ressaltando que “esta é a área que leva a maior fatia do orçamento da Junta de Freguesia. É a área onde nós depositamos mais meios quer humanos, quer financeiros” e que “este apoio não é um apoio decisivo, mas é um apoio que permite ir mais além e também é uma forma de reconhecer e de valorizar o trabalho das instituições sociais que fazem um trabalho imprescindível que é o de fomentar a coesão social no nosso território, porque só o Estado não chega”.