JUNTA DE FREGUESIA DE RABO DE PEIXE REFORÇOU AÇÃO NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

No passado mês de março, a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, a cooperativa A Ponte Norte e a Associação Supera-te assinaram um protocolo de colaboração, visando a prevenção da violência doméstica.

Segundo Jaime Vieira, presidente da autarquia rabopeixense, este protocolo visa a “prevenção, consciencialização e superação de relacionamentos abusivos e de violência”, justificando, ainda, o desenvolvimento deste projeto pela “crescente necessidade de intervir nestas situações e a complexidade da problemática específica da violência doméstica”.

O acordo com a Associação Supera-te decorrerá até ao final do ano em curso e implica, entre outros aspetos, prestar assistência às vítimas de violência doméstica e desenvolver formas de coordenação que permitam o acompanhamento e encaminhamento efetivo das vítimas, suas famílias e, também, dos agressores.

O trabalho a realizar pretende, também, “aumentar a competência profissional dos técnicos que lidam direta ou indiretamente com situações de violência doméstica, contribuindo para um conhecimento mais aprofundado do fenómeno”, na vila de Rabo de Peixe.

Em colaboração com a Escola Profissional da Ribeira Grande, através da cooperativa A Ponte Norte, serão realizadas ações de sensibilização junto às vítimas de violência doméstica, para terem consciência da situação e denunciem a mesma, especialmente junto da comunidade escolar.

“Acima de tudo, pretendemos sensibilizar a comunidade para as questões relacionadas com a violência doméstica, prevenir comportamentos agressivos e promover uma cultura social atenta e cooperativa, em relação a esta problemática”, acrescentou Jaime Vieira.