Kika Veselko conquistou, no passado mês de janeiro, o título mundial júnior da World Surf League. A jovem de 19 anos, tornou-se, na prova que aconteceu em San Diego, na Califórnia, a primeira surfista portuguesa a alcançar o título máximo da categoria júnior.
O percurso rumo à vitória começou com um triunfo sólido da jovem nos quartos-de-final, frente à canadiana Erin Brooks, seguindo-se um duelo mais equilibrado, frente à australiana Sierra Kerr, que foi decido já na reta final.
Depois, Kika foi à final com a norte-americana Sawyer Lindblad. O heat decisivo começou com equilíbrio, havendo, depois, um ascendente para Lindblad. Foi já no último terço da bateria que Kika Veselko apanhou a onda que fez toda a diferença. Com sete pontos, a surfista portuguesa conseguiu inverter o marcador e garantir o triunfo com um score total de 12,47, contra 12,33 da norte-americana.
“Tinha um sentimento especial desde o início do campeonato e pensava que tudo ia correr bem. Estava confiante ao longo do campeonato. Na final caí na primeira onda, mas voltei para fora e continuei a lutar. E consegui. Quero agradecer à minha família, aos meus patrocinadores e ao meu treinador, Rodrigo Sousa”, frisou Kika, no final da prova.
Além do título mundial da categoria, Kika Veselko qualificou-se, automaticamente, para as Challenger Series 2023.