LEGADO CULTURAL AÇORIANO VALORIZADO EM FLORIANÓPOLIS

A cerimónia de assinatura da lei municipal n.º 10.290/2017, que declara 2018 como ‘Ano dos Açores em Florianópolis’, realizou-se no dia 26 de outubro, em Florianópolis, no Brasil. O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Neves, marcou presença no evento.

“A declaração de 2018 como Ano Municipal dos Açores em Florianópolis é o reconhecimento do contributo da presença açoriana e do seu legado cultural para o desenvolvimento desta cidade e do Estado de Santa Catarina”, frisou o Diretor Regional, acrescentando que é uma “oportunidade de reforçar a nossa afetividade e de explorar novas áreas de relacionamento”.

A lei que estabeleceu 2018 como ‘Ano dos Açores’, proposta pelo Vereador Edinon Manoel da Rosa e aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores, surgiu no âmbito das comemorações do 270.º aniversário da chegada dos primeiros Açorianos a Santa Catarina, a 6 de janeiro de 1748, sendo que os 461 açorianos que atravessaram o Atlântico só viriam a pisar solo catarinense a 22 de fevereiro desse ano.

A cerimónia de assinatura do diploma foi presidida por Gean Marques Loureiro, Prefeito de Florianópolis, e contou com a presença dos presidentes da Casa dos Açores de Santa Catarina, Sérgio Ferreira, e do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, Francisco do Vale Pereira, parceiros do Governo dos Açores.