A Loja Interativa de Turismo recebeu uma exposição, que foi cedida pela Câmara Municipal de Barcelos e contempla uma variedade de trabalhos em madeira de vários artesãos barcelenses. A mostra tem entrada gratuita e vai estar patente até ao próximo dia 16 de outubro.

A madeira é uma matéria-prima muito utilizada na produção de peças decorativas e utilitárias, existindo em Barcelos uma série de artesãos que a trabalham de forma minuciosa e artística.

A rota da madeira não se concentra em nenhuma área territorial específica do concelho, garantindo assim uma dispersão da riqueza patrimonial cultural e artística ligada a este tipo de trabalhos.

As peças mais comuns são as miniaturas, que representam, maioritariamente, momentos da vida rural e brinquedos. Quanto a peças de maior dimensão, são produzidos utensílios agrícolas, móveis rústicos e peças de caráter religioso.

Segundo a autarquia barcelense, atualmente, o galo é também um ativo desta produção, que passou de utilitária a decorativa, mas manteve a sua beleza, identidade e rusticidade.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com