MAFAMUDE E VILAR DO PARAÍSO

A maior União de Freguesias do Norte e Centro do país

Criada em 2013, após a reforma administrativa local, a União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso tornou-se na maior união de Freguesias do Norte e do Centro do país. Com 22.56 km2 de área e 52422 habitantes, segundo os Censos de 2011, este território tem uma densidade populacional de 38.6 habitantes por km2 e é também a maior e a mais urbana freguesia do concelho de Gaia.

Mafamude teve o seu Paço Árabe que se acredita ter estado erigido no local onde se situou a Quinta das Pedras, hoje Bairro das Pedras. Em tempos, este local serviu também de instalação de bateria dos Miguelistas para bombardear o Mosteiro da Serra do Pilar.

Contudo, a parte mais história da freguesia prende-se com a sua localização, com vários estudos a demonstrar que a moderna cidade de Gaia foi uma cidade antiquíssima, situados nos terrenos da atual freguesia de Mafamude. Armando de Matos afirma mesmo que “é hoje axioma histórico que o primitivo lugar da cidade do Porto foi em Gaia e que dali passou para a margem oposta”.

Já a freguesia de Vilar do Paraíso era dominada pela agricultura, embora, atualmente, a situação seja diferente e algumas indústrias de pequena e média dimensão se tenham sediado nesta zona. Mas também aqui se encontram vestígios de uma história milenar, já que a freguesia pertenceu ao antigo Couto da Tarouquela, que chegou a ser propriedade de D. Afonso Henriques e, mais tarde, do Mosteiro de Grijó. Reminiscência deste antigo Couto e do seu Mosteiro é a Capelinha das “Alminhas” de Tarouquela, que ostenta painéis de azulejos da extinta Fábrica do Agueiro.

De entre os vários locais emblemáticos, destacam-se a Igreja Matriz, além da renovada Capela de S. Martinho e da Capela (Ermida) de S. Caetano, que é a peça mais distinta do património religioso, sendo que a sua capela-mor está classificada de monumento nacional.

Agora unidas, e apesar de urbana, esta é uma freguesia bastante rica no campo associativo, com grupos desportivos, culturais, musicais e teatrais para todos os gostos, dispondo também de vários espaços de lazer e jardins. É o caso do Parque de S. Caetano, do Jardim Soares dos Reis e do Largo Estevão Torres, que João Paulo Correia, presidente da Junta de Freguesia, admite reforçar as melhorias que têm sido operadas, em virtude da autarquia ter superado os constrangimentos financeiros que “assombraram” os primeiros anos do mandato.

Sendo este o seu primeiro mandato, João Paulo Correia admitiu ao AUDIÊNCIA que será candidato novamente à Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso nas próximas eleições autárquicas e mostra-se confinante na vitória.

“Se conseguimos fazer a obra que fizemos até hoje no tempo de vacas magras julgo que será fácil de antever o que se poderá esperar da mesma equipa num tempo com bem menos dificuldades financeiras”, afirma.