MANUEL MOREIRA APRESENTOU CANDIDATURA À MISERICÓRDIA DE GAIA

No passado dia 15 de novembro decorreu, no auditório da Unidade II do Centro Hospitalar Gaia/Espinho, a apresentação da candidatura da lista A aos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia. Sob o mote “Por uma Misericórdia de Gaia renovada”, Manuel Moreira pretende reafirmar a posição da instituição na sociedade. O evento contou com a presença de vários elementos da lista candidata, entre eles, Joaquim Poças Martins, a concorrer para presidente da Mesa da Assembleia Geral, e Paulo Pardal, para presidente do Conselho Fiscal.

 

A conferência de imprensa da apresentação da candidatura da lista A aos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia foi liderada por Manuel Moreira, atual mesário da instituição e candidato a provedor para o próximo mandato. No auditório da Unidade II do Centro Hospitalar Gaia/Espinho, propriedade da Misericórdia de Gaia, Manuel Moreira procedeu à apresentação dos elementos que constituem a lista e expôs as linhas de orientação estratégica, onde destacou quatro vetores – pessoas, económico-financeiro, infraestruturas e organizacionais. O candidato a provedor asseverou que esta “é uma candidatura de gente de bem, um conjunto de 23 cidadãos e cidadãs, irmãos e irmãs, da nossa Santa Casa da Misericórdia”. Manuel Moreira admitiu que “se formos eleitos no dia 1 de dezembro próximo, vamos ter um mandato muito difícil, mas nós temos de estar disponíveis para dar uma resposta positiva”.

Manuel Moreira enalteceu que “a lista A tem um objetivo simples, mas também muito importante, «Por uma Misericórdia de Gaia renovada», é este o objetivo a que nos propomos”. O atual mesário da instituição destacou que “a Misericórdia de Gaia somos todos nós, não só aqueles que a integram, mas também a comunidade onde estamos inseridos e é nesse sentido que queremos afirmá-la e projetá-la perante todos”.  Manuel Moreira afirmou que “temos consciência de que é preciso fazer esta renovação e o nosso grande objetivo é ter um plano estratégico, nós precisamos de ter um plano estratégico para pensar a Misericórdia a médio prazo”, admitiu. Fez também questão de salientar que a Misericórdia de Gaia, daqui a seis anos, realiza o seu centésimo aniversário e afirmou que neste próximo mandato “já devemos começar a trabalhar nesse sentido e é por isso que queremos ter um plano estratégico para pensar uma Misericórdia mais moderna, com inovação das respostas sociais”.

Sobre as linhas de orientação estratégica, o candidato a provedor afirmou que “uma das primeiras decisões que pretendemos tomar, se formos eleitos para o próximo mandato, é de revisitar o modelo estrutural e fazer uma atualização do nosso compromisso”. Manuel Moreira destacou que “precisamos de potenciar a marca Misericórdia de Gaia, temos de a afirmar e ainda dinamizar a comunicação interna e externa”. O atual mesário da instituição afirmou que “no aspeto económico-financeiro temos o problema da sustentabilidade, que é uma luta titânica, uma luta permanente, a situação financeira é muito difícil e, por isso, eu espero que nós possamos promover iniciativas que visem o reequilíbrio financeiro da instituição”. Manuel Moreira assegurou que “vamos tentar fomentar uma cultura de rigor, transparência, na gestão dos recursos financeiros da instituição, no desenvolver a rentabilização dos ativos, nomeadamente, património imóvel, contribuindo para a sua valorização e agilizar e potencializar os atuais e os novos instrumentos de gestão. O candidato a provedor salientou ainda que “as pessoas são o mais importante, somos todos nós, são os nossos utentes que queremos tratar com carinho e amor como merecem e eu acho que nós temos de valorizar os nossos recurso humanos, porque eles são o nosso verdadeiro exercício de bem fazer aos nossos utentes, às nossas crianças e aos nossos idosos”.

Manuel Moreira referenciou que a instituição pretende “a valorização e desenvolvimento do capital humano, reforço da cultura organizacional, formação do vetor estratégico” e espera que as entidades competentes forneçam mais apoio. Confidenciou ainda que “vamos criar o teatro da Misericórdia de Gaia, as danças e cantares da Misericórdia de Gaia, o grupo coral da Misericórdia de Gaia e até o desporto da Misericórdia de Gaia” uma vez que considera “importante fazer coisas diferentes, coisas novas”. As eleições dos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia para o mandato de 2023-2026 irão decorrer no dia 1 de dezembro, entre as 9h e as 17h, na Sede da Instituição, na Rua Teixeira Lopes 33, em Vila Nova de Gaia.