A Junta de Freguesia da Matriz, Ribeira Grande, promoveu o “Dia do Emigrante”, inserido no programa final das Festas do Sagrado Coração de Jesus de Nossa Senhora da Estrela, no passado dia 04 de Setembro de 2018.
Para além da diáspora, o convívio contou com a presença da população da Ribeira Grande e do presidente da Junta da Matriz, Hernâni Costa, e do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio.
Tomando a palavra, Hernâni Costa agradeceu a participação de todos, quer emigrantes quer população e reforçou o sentimento de união. “ Tudo aquilo que podemos fazer para que os ribeiragrandenses continuem mais unidos do que nunca, estamos prontos para o fazer.”, afirmou o autarca. No discurso ficou a promessa de continuar com esta iniciativa.
Alexandre Gaudêncio, no seu discurso, agradeceu também a participação de toda a gente nesta iniciativa, realizada pela primeira vez, e deixou o convite para regressarem no próximo ano, afirmando a importância da ligação entre as duas comunidades. “É muito positivo começar a fazer essas pontes. Essa ligação é cada vez mais importante.” O autarca falou ainda de dois projetos relacionados com a emigração: a construção da Praça do Emigrante, em colaboração com a Associação dos Emigrantes, e a criação de um gabinete de apoio ao emigrante.
O Dia do Emigrante da Matriz iniciou-se às 11 horas com uma eucaristia na Igreja Matriz. De seguida, os emigrantes visitaram o Museu da Emigração Açoriana, onde puderam constatar a riqueza do espólio angariado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande. O almoço foi no Restaurante Caldeiras da Ribeira Grande e teve como prato principal o famoso “Cozido das Caldeiras”, momento que levou às saudosas recordações de infância de vários emigrantes.