O Comité de Direção da Mercadona, empresa de supermercados, definiu, em coerência com o Modelo de Qualidade Total da empresa, aumentar o salário base de toda a sua equipa, de acordo com IPC definitivo de dezembro 2022. Esta medida entrou em vigor a partir do salário de janeiro dos mais de 96.000 colaboradores, que fazem parte da empresa em Portugal e Espanha, de acordo com o IPC definitivo do mês de dezembro aplicado em cada país. O objetivo é manter o poder aquisitivo de todas as pessoas que fazem parte da Mercadona, porque são o melhor ativo dos clientes.
A cadeia de supermercados anunciou, no passado mês de outubro, o aumento em 11% do salário de entrada dos seus colaboradores, em Portugal, ao qual irá agora somar- se a atualização do IPC a toda a tabela salarial.
A Mercadona, sabendo que o aumento dos salários em 2022, de acordo com a inflação de 6,5%, em Espanha, e 2,7%, em Portugal, significaria um aumento dos seus custos fixos, implementou uma série de novas medidas, entre elas, as melhorias na digitalização dos seus processos e o compromisso de consciencializar toda a equipa na análise dos custos incorridos, movimentos que resultaram, no final do ano, num aumento da produtividade de 9% e numa poupança de custos de mais de 200 milhões de euros.
Na empresa, a progressão salarial é uma das formas de recompensar os colaboradores pelo esforço e dedicação que realizam diariamente. Deste modo a progressão salarial pode variar entre quatro e cinco níveis, aplicando-se, em cada nível, um aumento salarial de 11%, num máximo de cinco anos, dependendo do cargo que o colaborador ocupa.