Davide Sousa, Jaime deBrum e Pedro Silva, fotógrafos que foram apresentados, no Canadá, num programa da MiratecArts que pretende aproximar Oakville, em Ontário, e Madalena, na ilha do Pico, através das artes e seus artistas.
Uma coleção de imagens dos Açores vão estar patentes no Queen Elizabeth Park Cultural Centre, em Oakville, até dezembro.
“Dois meses em exposição, num dos maiores centros de arte oeste de Toronto, é um grande sucesso para MiratecArts e os artistas participantes” diz Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts e coordenador desta mostra.
“Este tipo de exposição também é uma grande promoção para os Açores, porque as pessoas que visitam o centro vão, assim, estar expostos a imagens galardoadas que representam as nossas ilhas, não só com suas melhores paisagens mas também com atividades que podem ser desfrutadas por quem nos visita.”
O fim-de-semana de abertura viu centenas de canadianos e visitantes a desfrutarem da exposição, e é estimado que mais de 150 mil vão passar pelo centro antes do encerramento, em dezembro. “Esta exposição é um dos trabalhos que pretendemos levar a muitos mais sítios e, depois de Oakville, está previsto que a cidade de Toronto vá acolher a mostra no Inverno” divulga Terry Costa.
Para os galardoados fotógrafos, que acompanharam a exposição no seu dia de estreia no Canadá, este tipo de projeto não é só importante para mostrar o seu trabalho além mar, mas também como uma forma de educação ao conhecer novas audiências, criticismo construtivo que vem de olhos estrangeiros e, também, a oportunidade de fotografar novas localidades.
O trabalho fotográfico que os três conseguirem nesta viagem vai ser apresentado na ilha do Pico no próximo ano, continuando assim o projeto de Oakville-Madalena da MiratecArts.
O projeto faz parte do Discover Azores e a plataforma www.discoverazores.eu com o apoio da Direção Regional do Turismo. Todos os artistas açorianos são bem vindos a pertencerem e, conseguirem desfrutar de novas oportunidades.