O moinho de água da Rua do Estrela vai sofrer obras de recuperação. A Câmara Municipal da Ribeira Grande vai avançar com a recuperação do moinho, para que dessa forma possa “salvaguardar um importante património da cidade que se encontra num avançado estado de degradação, correndo o risco de se perder se não for devidamente intervencionado”, como disse Alexandre Gaudêncio, presidente da câmara.
O edil ribeira-grandense assinou um protocolo com a família proprietária do moinho e é através desse “contrato de comodato”, válido por sete anos, que será possível à Câmara Municipal da Ribeira Grande recuperar o moinho de água, com recurso a mão-de-obra interna. Este não é o primeiro moinho recuperado pela autarquia, também o Moinho do Pascoal II e o Moinho do Vale, que mói milho duas vezes por semana, já sofreram uma intervenção.
A reconstrução do moinho de água da Rua do Estrela tem a intenção de permitir, posteriormente, visitas ao mesmo, ”tanto por parte dos locais, como de turistas”, afirmou o presidente que ainda demonstrou a sua vontade de colocar a mó do moinho em questão a funcionar. “Quando a recuperação do moinho estiver concluída será possível acrescentá-lo à rota de moinhos de água do concelho”, conclui Alexandre Gaudêncio.