Os museus da Ribeira Grande, a biblioteca municipal Daniel de Sá e o Teatro Ribeiragrandense têm vindo a registar um aumento gradual no número de visitantes, adesão crescente e contínua que reforça a estratégia definida pelo executivo camarário no sentido de continuar a divulgar a cidade e o concelho como um ponto de paragem obrigatória na visita aos Açores.
Ao longo de 2016 foram mais de 57 mil os visitantes que usufruíram dos espaços públicos que estão sob alçada da Câmara da Ribeira Grande, número deveras revelador da quantidade de pessoas que têm escolhido o concelho nortenho para passar férias, visitar ou conhecer um pouco mais da sua história.
Só os museus – Museu Municipal, Casa do Arcano, Museu da Emigração Açoriana e Museu Vivo do Franciscanismo – superaram os 13 mil visitantes no decorrer do ano transato, dados que vincam a crescente procura que têm tido por parte de quem visita a Ribeira Grande.
Também a biblioteca municipal Daniel de Sá quase duplicou o número de visitantes, passando dos 10 mil em 2015 para 18 mil em 2016, números que voltaram a superar as melhores expetativas e que vincam o trabalho de qualidade que tem sido realizado no sentido de levar cada vez mais pessoas àquele espaço.
Já o Teatro Ribeiragrandense superou os 25 mil visitantes no ano passado, afirmando-se como um espaço de eleição para a realização de eventos variados de índole cultural e recreativo, contribuindo de igual modo para a forte dinâmica que tem sido colocada no desenvolvimento da Ribeira Grande.