“NÃO TRABALHAMOS APENAS PELOS NOSSOS FILHOS, MAS PELOS FILHOS DE TODOS”

A Quinta Pérola do Rio acolheu, no passado dia 15 de novembro, a cerimónia de assinatura de protocolos entre a FEDAPAGAIA e as Associações de Pais do concelho de Vila Nova de Gaia. Elísio Pinto e José Guilherme Aguiar, vereadores da Câmara Municipal de Gaia, juntaram-se às mais de 250 pessoas presentes neste evento, que enalteceu o movimento associativo parental e a importância desta instituição.

 

A FEDAPAGAIA promoveu, no passado dia 25 de novembro, na Quinta Pérola do Rio, uma cerimónia de assinatura de protocolos com as Associações de Pais do concelho de Vila Nova de Gaia, que contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre as quais, associados, pais, professores, diretores de Agrupamentos de Escolas, presidentes de Junta, Elísio Pinto e José Guilherme Aguiar, vereadores da autarquia gaiense, entre representantes de entidades civis e militares.

A sessão foi inaugurada com um momento dançante, protagonizado pela Academia de Dança de Serzedo, seguindo-se a homenagem a quatro individualidades, nomeadamente Fátima Ventura, exerceu funções durante 12 anos nos órgãos sociais da FEDAPAGAIA e foi tesoureira desta federação durante muitos anos, Graça Vieira, integrou durante 15 anos funções  nos órgãos sociais da FEDAPAGAIA, Domingos Oliveira, diretor do Agrupamento de Escolas de Carvalhos e o mais antigo em exercício nestas funções no concelho, e Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, que foram distinguidas com o estatuto de sócio honorárias desta instituição.

Após os agradecimentos, seguiu-se a entrega dos protocolos assinados entre a FEDAPAGAIA e 101 Associações de Pais do concelho.

Posteriormente, Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, foi convidado a tomar a palavra, destacando que “todos nós devemos sentir orgulho do que Vila Nova de Gaia representa na área da educação, quer na Área Metropolitana do Porto, mas também no país” e atestando que “a FEDAPAGAIA é, para nós, um parceiro inexcedível”.

Agradecendo à Federação das Associações de Pais de Gaia pelo trabalho realizado, o edil reforçou que “não estão dispensados para que continuemos a construir pontes humanas e laços para que, efetivamente, Vila Nova de Gaia seja uma grande referência na educação, na juventude e na ação social”.

Na ocasião, o vereador da Câmara Municipal de Gaia, destacou, ainda, a relevância de “dar as mãos pela educação, pelos nossos filhos, pelos nossos netos, porque só assim é que nós, efetivamente, continuamos a afirmar e valorizar Vila Nova de Gaia”.

Falando de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, o edil aludiu que o concelho “tem a enorme felicidade de ter uma personalidade que não abdicou, de forma alguma, nos seus três mandatos, de ficar sempre com o pelouro da Educação, porque é um pilar essencial para se transformar um território”.

Posteriormente, foi António Cunha Pereira, presidente da FEDAPAGAIA, quem interveio, enaltecendo que “é, de facto, um grande orgulho, percebermos aquilo que é a dinâmica que existe em Vila Nova de Gaia, no movimento associativo de pais. Temos feito todos um trabalho muito bom e é por isso que Gaia é, efetivamente, um exemplo ao nível nacional”.

Asseverando que esta cerimónia representa “um momento que reforça o compromisso e a união deste movimento associativo, prol da educação, e de fazer mais e melhor pela educação em Gaia”, o presidente da Direção da FEDAPAGAIA ressaltou a importância do trabalho em rede, garantindo que “só juntos conseguiremos ir mais longe”.

Segundo António Cunha Pereira, a Federação das Associações de Pais do concelho de Gaia e todos os parceiros estão unidos com um propósito comum: “melhorar as condições de aprendizagem e o futuro das nossas crianças e jovens. Este trabalho em rede é, sem dúvida, o que nos distingue e projeta a nossa ação”.

Lembrando que a FEDAPAGAIA conseguiu superar a meta dos cem associados, com “101 associações de pais com protocolo celebrado”, o dirigente associativo sublinhou que a concretização deste objetivo representa “um marco da vitalidade e do dinamismo do nosso concelho”.

De acordo com António Cunha Pereira, “a Federação das Associações de Pais do concelho de Gaia vai continuar a trabalhar para garantir que a educação em Gaia continua a evoluir e que as escolas são, cada vez mais, espaços em que as crianças e jovens são felizes e crescem da melhor forma”.

Assegurando que “cada desafio que enfrentamos, para nós, é uma oportunidade de crescer e fazer mais e cada conquista que celebramos é um incentivo para continuarmos, sabendo que o valor do nosso trabalho está no futuro que estamos a construir para as próximas gerações”, o presidente da direção da FEDAPAGAIA recordou que os desafios futuros passam por garantir a inclusão de todos os alunos, promover a digitalização das escolas, a reformulação das atividades de enriquecimento curricular e o uso excessivo de gadgets como um problema de saúde pública. “Trabalharmos juntos nestas questões é o caminho para garantir que a educação continua a ser o pilar para o progresso em Vila Nova de Gaia e no país”, garantiu o dirigente associativo.

Por fim, António Cunha Pereira fez questão de reforçar que “não trabalhamos apenas pelos nossos filhos, mas pelos filhos de todos. É este o propósito maior que dá sentido ao nosso esfoço coletivo”.