O município do Nordeste inaugurou, no passado dia 4 de dezembro, as novas instalações da Biblioteca Municipal, anos depois da deslocação deste serviço para a freguesia da Lomba da Fazenda por escassez de edifícios na sede do concelho com condições para o seu funcionamento.
Para Miguel Soares, presidente da Câmara Municipal do Nordeste, esta inauguração “tem um significado especial” para o executivo, por permitir trazer de novo a Biblioteca Municipal para a sede do concelho, com benefício para os nordestenses em geral e para a escola em particular. Ao mesmo tempo, Miguel Soares destaca que foi reabilitado um edifício com valor patrimonial e histórico do centro urbano da vila do Nordeste, totalmente renovado e adaptado às novas funções.
Este foi um investimento de 500 mil euros, sendo que foi uma obra apoiada por fundos comunitários e que contemplou o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, através da instalação de um elevador. O edifício contempla ainda uma espaçosa sala principal, onde se encontra o espólio bibliográfico e o serviço de apoio bibliotecário, uma sala de leitura e outra mais pequena para leitura e atividades das crianças.