NOVO PARQUE INFANTIL DO JARDIM PARAÍSO JÁ É UMA REALIDADE

Foi inaugurado, no passado dia 14 de maio, o novo Parque Infantil do Jardim Paraíso, um espaço que é, assim, devolvido às crianças para poderem brincar e ocupar os seus tempos livres em segurança e com um maior nível de conforto.

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, explicou que este investimento, de cerca de 70 mil euros, foi comparticipado por fundos comunitários, através do Programa ProRural e que teve como autoria o arquiteto Filipe Carneiro, sendo executado pela empresa Jacinto Ferreira Correia, Lda.

“A todos eles, o nosso muito obrigado pelo envolvimento que tiveram com este projeto, este jardim sempre foi muito querido para os ribeiragrandenses em particular, e faltava esta infraestrutura no centro da cidade. É um espaço que, agora, foi devolvido às nossas crianças”, afirmou o autarca, acrescentando que este novo parque infantil vem “substituir o anterior que já se encontrava bastante danificado e que não cumpria as normas de segurança exigidas para este tipo de equipamento”.

A deslocalização dos equipamentos para a zona este do Jardim Paraíso pretende, assim, “proteger a área do frio e do vento”, tornando o espaço “mais agradável” e está dotado de equipamentos lúdicos de equilíbrio, balanço, carrossel e musicais que permitem aos mais novos todo o tipo de brincadeiras.

“Espero que possam usufruir deste espaço que é feito para todos nós, mas, em particular, para as nossas crianças porque elas precisam deste tipo de espaços”, afirmou.

Aproveitando a oportunidade, Alexandre Gaudêncio lembrou que tem sido uma preocupação da autarquia a que preside “dotar os seus espaços verdes de vários equipamentos deste género”, dando como exemplo o Parque das Mercês no Pico da Pedra, recentemente inaugurado e que também tem uma zona dedicada às crianças, assim como o Parque de Lazer na freguesia de Santa Bárbara, inaugurado a 3 de junho e que deu vida ao antigo campo de futebol.

O autarca adiantou ainda que também na Ribeirinha, dentro de pouco tempo, será feita uma zona de lazer no antigo campo de jogos. “Tudo isto para dizer que temos tido a preocupação de desenvolver a nossa terra com estas infraestruturas para que as pessoas também possam ter um bocadinho de espaço para as crianças em particular e, desta forma, dar mais qualidade de vida à nossa população”.

Alexandre Gaudêncio destacou ainda a transformação da antiga zona do parque infantil nos dois campos de paddle, “que têm tido muito sucesso, atendendo à quantidade de pessoas que têm praticado aquela modalidade”, e referiu que o projeto que a Junta de Freguesia da Matriz tem em mãos, é “muito querido” para a autarquia. “Falo da requalificação das margens da ribeira através de um trilho pedestre que, neste momento, está a ser trabalhado. E esse trilho pedestre, na nossa opinião, faz todo o sentido que comece precisamente aqui onde estamos para que depois possamos alargar ao resto da freguesia. Estamos de braços dados para que possamos desenvolver cada vez mais a nossa terra, em particular a freguesia da Matriz que é o coração da nossa cidade e este tipo de equipamentos só vem enriquecer a nossa cidade”, referiu.

A cerimónia de inauguração do novo parque infantil do Jardim Paraíso contou ainda com a presença do padre Galvão, que procedeu à bênção das instalações, do presidente da Junta de Freguesia da Matriz, Hernâni Costa, do presidente da Assembleia Municipal e de vários vereadores, bem como das crianças dos CATL’s “Traquinas” e “Anjo Bom” e dos utentes seniores do centro de dia da Matriz.