O GAIA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM ESTÁ DE VOLTA

O Gaia Orçamento Participativo + Jovem regressou e está a desafiar todos os que têm entre 13 e 30 anos e nasceram, vivem, trabalham ou estudam em Vila Nova de Gaia, a apresentarem as suas ideias para o concelho.

As propostas, que devem ser feitas em nome individual, podem ser submetidas, até ao próximo dia 24 de março, na plataforma gopjovem.cm-gaia.pt e basta escolher uma das áreas disponíveis: criatividade, cultura e desporto; meio ambiente e sustentabilidade; ou inovação social e idealizar uma proposta até 40 mil euros, num investimento municipal total de 240 mil euros, para seis projetos, nomeadamente dois vencedores de cada área, que será incorporado no orçamento para 2024.

Durante o período de submissão de propostas, a equipa do Gabinete de Juventude vai percorrer o concelho, com o intuito realizar sessões de apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas. No final do processo, as propostas não vencedoras serão, de acordo com a Câmara de Gaia, analisadas pelo executivo municipal e devidamente tomadas em consideração.

Para Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia, o GOP + Jovem é “um projeto de referência, que coloca os jovens como verdadeiros agentes de mudança do seu território. Dar voz às juventudes significa colocar os jovens como líderes inclusivos do processo, não deixando ninguém para trás”.

Esta iniciativa tem sido alvo de destaque, a nível internacional, nomeadamente na Roménia, Eslovénia e França. “O reconhecimento é importante, mas nada que substitua o valor que o GOP + Jovem presta a todas as juventudes do concelho. Serve, também, como forma de auscultação permanente dos jovens e das suas prioridades, necessidades e anseios, isto numa altura em que vamos arrancar determinados para a construção de um novo Plano Municipal das Juventudes, melhorado e calibrado”, enalteceu o edil.

O Gaia Orçamento Participativo Jovem tem permitido dar voz aos anseios e às expectativas dos cidadãos mais jovens. Em três edições, já foram apresentadas 257 propostas, tendo sido aprovados 18 projetos, mais especificamente seis por edição, que pretendem mudar a cidade e a forma como os jovens exercem a sua cidadania.