ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CONTINUA A MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO

A terceira edição do Orçamento Participativo foi promovida pela Câmara Municipal da Ribeira Grande e teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A sessão pública contou com a presença dos promotores das propostas que, na ocasião, receberam os respetivos diplomas de participação.

As propostas vencedoras passam pela construção de um parque infantil adaptado e de um ginásio ao ar livre (Conceição/Ribeira Seca); pela recuperação/adaptação de uma habitação para diversos serviços de apoio à população (São Brás); e pela construção de sanitários públicos (Conceição). Estas propostas remetem, individualmente, para um orçamento de 70 mil euros, o que perfaz o total previsto para o Orçamento Participativo, que corresponde, nomeadamente, a 210 mil euros anuais.

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, destacou que o Orçamento Participativo é, cada vez mais, “uma ferramenta útil e necessária para que os munícipes possam ter voz ativa no que respeita a melhoria da qualidade de vida no concelho, oferecendo-lhes a oportunidade de participarem nos projetos a desenvolver”.

O autarca realçou ainda a perspetiva social das propostas vencedoras. “Se a proposta vencedora incide sobre a construção de um parque infantil adaptado a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, a que ficou em segundo lugar remete-nos para um conjunto de serviços que podem ser prestados à população”, acrescentou.

Alexandre Gaudêncio revelou que, à semelhança do que sucedeu nos anos anteriores, as freguesias mais pequenas continuam a ter uma forte expressão no Orçamento Participativo e que, este ano, a Freguesia de São Brás teve uma proposta vencedora, o que reflete “a capacidade dos proponentes em fazerem passar a mensagem relativamente à importância do projeto que defendem”, afirmou o presidente da Câmara da Ribeira Grande.