Localizado no parque de estacionamento do Estádio Municipal da Ribeira Grande, está o “Cantinho da Igualdade”, o novo parque infantil adaptado para crianças e jovens com necessidades especiais.
O primeiro espaço do concelho da Ribeira Grande preparado para receber crianças e jovens com necessidades especiais foi inaugurado no passado dia 20 de dezembro.
Esta obra surgiu a partir do Orçamento Participativo de 2017, tendo sido uma das vencedoras. Neste âmbito, Alexandre Gaudêncio, no seu discurso, disse estar satisfeito com o decorrer do processo, mostrando a sua gratidão desde quem o idealizou e concorreu com ele, até aos que votaram e fizeram do “Cantinho da Igualdade” uma obra a concretizar.
A ideia de ter um parque adaptado no concelho surgiu de Cristina Pereira, cidadã da Ribeira Seca, que também expressa o seu contentamento pelos jovens com dificuldades terem um novo sítio onde passar o tempo.
Entrevista a Cristina Pereira
Como surgiu esta ideia para concorrer ao Orçamento Participativo de 2018?
Surgiu porque não havia nenhum parque deste género para os meninos com mobilidade reduzida. Eu tenho uma filha e, portanto, foi a partir daí que tudo surgiu. Não é que ela tenha alguma deficiência, mas a andar com o carrinho senti algumas dificuldades de mobilidade. Se eu senti dificuldades, imagine-se os meninos que têm dificuldades em andar de um lado para o outro. Senti também que os parques não estavam adaptados a meninos pequeninos, portanto, se não estavam adaptados a meninos pequeninos, imagine-se a meninos com deficiência.
O poder local aceitou bem?
Sim, até porque [a proposta] venceu.
Houve alguma dificuldade no decorrer do processo?
Tivemos alguma dificuldade no local, uma vez que a ideia era ser na freguesia da Ribeira Seca. Depois surgiu este sítio, de fácil acesso às várias freguesias e aqui ficou.