PEDROSO E SEIXEZELO COMEMORA 25 DE ABRIL COM VÁRIAS INICIATIVAS

A Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo assinalou o 25 de Abril com um dia repleto de iniciativas com grande adesão de todas as Coletividades, Associações, convidados e público em geral.

Pela manhã houve a 4ª Caminhada Solidária de abril, com o valor angariado a reverter a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Mais de 220 participantes deram cor e percorreram as ruas desde o Parque das Corgas, em Seixezelo, até ao Complexo Desportivo de Pedroso.

Durante a tarde as celebrações continuaram no Edifício sede da Junta de Freguesia. Pelas 15h30 realizou-se a receção dos convidados, seguindo-se a Inauguração do espaço do adro com a exposição das placas em bronze achadas no Monte Morado, do tempo da ocupação romana. A tarde continuou com uma Conferência dirigida pelo Orador, Arqueólogo / Historiador, Dr. António de Carvalho Lima com o tema: “Pedroso: um castro, um mosteiro, uma freguesia…”

As homenagens não faltaram neste dia com a entrega das medalhas e diplomas de Honra e de Mérito. Em primeiro lugar, atribuiu-se a Medalha de Mérito da Freguesia que se destina a distinguir as pessoas coletivas ou singulares que tenham praticado atos nas áreas social, cultural, económico, humanitário desportivo ou outros de notável importância no ano civil anterior, que justifiquem este reconhecimento.

Por isso, as medalhas foram entregues a Diogo Filipe Casanova Cardoso, pelo título de Campeão do Mundo de Hóquei em Patins Sub -20 em setembro de 2015; Marco António Silva Apura, pelo título de Campeão do mundo da maratona (Canoagem) em Brandeburgo/Alemanha a 19 de setembro de 2016; e, Alexandre da Silva Afonso, pelo Título de campeão Nacional de Voleibol na época 2015/2016 na Equipa A.J. da Fonte do Bastardo.

A Medalha de Honra da Freguesia destina-se a homenagear pessoas individuais ou coletivas que realizem ou tenham realizado um percurso de contributo para o bem da Freguesia e dos seus munícipes, ou, ainda que tenham contribuído para a elevação e promoção do nome de Pedroso e Seixezelo.

Os homenageados foram a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos,reconhecendo todo o corpo dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos na sua participação ativa, sempre com grandioso empenho, dedicação e profissionalismo em todos os desafios que vão surgindo; e Manuel António Tavares Cunha, pelo palmarés obtido no ciclismo e por celebrar 30 anos da Vitória na Volta a Portugal de 1987.