Quando se contrata um crédito à habitação, as instituições bancárias ou financeiras poderão solicitar dois seguros: o Seguro de Vida Habitação e o Seguro Multirrisco Habitação.
O seguro de vida tem como principal finalidade proteger os titulares do crédito habitação e a sua família, em caso de morte ou invalidez, mas não é um seguro obrigatório por lei. No entanto, a instituição bancária pode solicitar a contratação para garantir os riscos associados ao mesmo.
O Seguro Vida, evita a possibilidade de perda da habitação por morte ou invalidez, garantindo a liquidação da dívida ao banco e, desta forma, o equilíbrio financeiro das famílias.
O Seguro Multirrisco é um seguro que protege o imóvel de possíveis danos que este possa sofrer. Quando se compra um imóvel em regime de propriedade horizontal, um apartamento, os compradores são obrigados por lei a contratar um seguro de incêndio, para proteger o imóvel dos danos causados pelo incêndio.
Mas por norma, o banco exige a contratação do Seguro Multirrisco, por se tratar de um seguro mais abrangente, que inclui outras coberturas, tais como: responsabilidade civil, roubo, fenómenos naturais, inundações, etc.
Se pensar em contratar um seguro de vida e um seguro multirrisco deverá considerar os seguintes aspetos: quais as exclusões; as franquias, se existirem; qual o capital seguro; e qual o valor do prémio.
Para ter a certeza que escolhe o melhor seguro, deverá fazer várias simulações.
Para finalizar, lembre-se que o principal objetivo da contratação destes seguros é garantir maior proteção e segurança a si e à sua família no caso de ocorrer algum infortúnio.
Para mais informações, visite a página www.gasdeco.net
Para pedidos de apoio dirija-se ao Gabinete de Proteção Financeira da DECO Norte (deco.norte@deco.pt) ou ao Gabinete de Orientação Económica e Social da Gaiurb, em Vila Nova de Gaia. A DECO tem um protocolo com esta entidade e presta atendimento presencial gratuito.