O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, felicitou, no dia 10 de maio, a prestação dos alunos do ensino básico, que representaram o Círculo dos Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, que decorreu na Assembleia da República, em Lisboa.
Luís Garcia aproveitou para falar com todos os professores responsáveis pela comitiva açoriana, a quem deu “os parabéns pela forma exemplar como os alunos representaram a região e as suas escolas”.
O presidente do parlamento açoriano enalteceu ainda a proatividade e a dedicação dos jovens participantes neste projeto, na qualidade de futuros agentes promotores do diálogo e da consensualização que caracterizam o processo democrático.
No primeiro dia de trabalhos, oito alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, da Escola Básica 2,3/S das Lajes do Pico e da Escola Básica 2,3/S Cardeal Costa Nunes, debateram, em sede de comissão, o projeto de resolução aprovado, no seguimento da sessão regional do Parlamento dos Jovens, que aconteceu no passado dia 20 de março, sobre o tema “Saúde Mental nos Jovens: Que desafios? Que respostas?”.
Durante o dia 9 de maio, ocorreu a reunião plenária dos jovens, que contaram com as intervenções do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, do ministro da Educação, João Costa, e do presidente da Comissão de Educação e Ciência, deputado Alexandre Quintanilha, seguidas da já habitual ronda de perguntas dos deputados à Assembleia da República.
A recomendação aprovada neste dia pelos jovens deputados será analisada pela Comissão de Educação e Ciência do parlamento, sendo depois publicadas na página oficial do Parlamento dos Jovens as medidas que serão tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares, neste âmbito.
De enaltecer que esta edição contou com a participação de 132 alunos de 66 escolas do ensino básico, eleitas nas Sessões Distritais e Regionais, acompanhados pelos seus professores e pelos jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem 2023.