Na sessão solene comemorativa da efeméride do 50º aniversário do Futebol Clube dos Flamengos, Carlos Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Horta, destacou o papel do clube na sociedade faialense e a sua relevância para a formação desportiva.
“Não se trata apenas de um clube em que o futebol foi e ainda é o expoente máximo. Trata-se de uma instituição que acolhe jovens, e menos jovens, apoiando-os e proporcionando-lhes atividade física, competição, interação social, disciplina e método, cumprindo assim uma importante função social. A relevância desta instituição para a formação desportiva, mas também humana, é inequívoca”, enalteceu, enaltecendo tudo o que o Futebol Clube dos Flamengos conquistou nestes 50 anos.
“O Futebol Clube dos Flamengos destaca-se pelos resultados desportivos alcançados, pelas instalações de qualidade, pela massa humana relevante, que vive diariamente este clube, e por ter uma estrutura organizada e que inspira confiança. Inspira confiança nas entidades públicas, nas instituições associativas, nos atletas, nas famílias, na freguesia dos Flamengos e na ilha do Faial”, realçou ainda Carlos Ferreira.
Para o autarca faialense, “é notória a dedicação e amor incondicional que a freguesia dos Flamengos dedica a este clube, pelo que celebramos cinco décadas em que diversas gerações trabalharam para o sucesso desta coletividade, choraram as suas tristezas, festejaram as suas alegrias e conquistas”, salientou, reafirmando, na celebração do Cinquentenário, o compromisso da Câmara da Horta em apoiar o clube.
“Nós cumprimos a nossa palavra com o Futebol Clube dos Flamengos, nomeadamente com a celebração de um protocolo de apoio financeiro para alargamento do campo de futebol e substituição da relva sintética, um investimento municipal superior a 75 mil euros, e vemos com orgulho que a família flamenguense trabalhou com empenho para concretizar os seus objetivos.”
No final da sua intervenção, o presidente deixou ainda uma palavra de congratulação aos órgãos sociais e à Comissão de Comemoração dos 50 Anos do clube e felicitou os homenageados, “e todos os que desde a fundação até aos dias de hoje, contribuíram para a longevidade do clube e para a construção de uma freguesia melhor, de uma ilha melhor e de uma melhor sociedade”, concluiu.