A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em parceria com a Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti e os agrupamentos de escolas do concelho, tem implementado, desde o ano letivo 2011/2012, o Projeto Investir na Capacidade (PIC). O objetivo passa por dar resposta a crianças e jovens com capacidades excecionais ou superiores, no sentido de orientá-los e estimulá-los para que desenvolvam os seus potenciais, promovendo, ao mesmo tempo, o seu bem-estar pessoal e social.
No início, o projeto funcionava, apenas, em três agrupamentos escolares, mas rapidamente chegou a todas as escolas do concelho.
O PIC resulta de um trabalho em rede com famílias, escolas e outras instituições culturais, e promove atividades de enriquecimento que são realizadas todos os sábados durante o calendário escolar. Dinamizadas por facilitadores/professores, estas atividades utilizam uma metodologia de trabalho de projeto centrada em três áreas disciplinares: filosofia/humanidades; expressões (artística, musical, movimento/corporal) e ciências experimentais.
Depois da referenciação dos alunos com capacidades excecionais pelos professores titulares de turma dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, é realizada uma avaliação psicológica pela equipa técnica do município. As crianças que cumprem os critérios são, assim, convidadas a integrar o projeto.