PS PENHORADO … POR NÃO PAGAR RENDAS !

Um tribunal decretou a penhora de “mais de 50 mil euros das contas do PS”, no passado mês de Novembro de 2016, conforme noticia o Expresso.

Em causa estão rendas em dívida relativas a um prédio na Rua de São Marçal, que fica próximo da Assembleia da República, em Lisboa, e onde funcionava a secção do Bairro Alto do PS, segundo nota o semanário.

Um dos proprietários do edifício, António Masoni, refere ao Expresso que esta morada está “abandonada”, “há mais de 15 anos” e em elevado “estado de degradação”.

O PS recusará devolver o imóvel aos legítimos proprietários, conforme nota Masoni, lamentando ainda, que o partido não paga o valor da nova renda que foi actualizada à luz da Lei do Arrendamento aprovada em 2013 com apoio dos socialistas no Parlamento.

Os socialistas votaram a favor da nova Lei, mas continuam a pagar a velha renda de apenas 90 euros mensais, aponta o Expresso, realçando que o partido deveria pagar cerca de 1.390 euros, com base na actualização.

Os proprietários terão notificado o PS sobre a actualização da renda para 1.539,39 euros e o partido terá apresentado uma contraproposta de 1390 euros, nota o Expresso. Este valor terá sido aceite pelo senhorio, mas os socialistas nunca pagaram o novo valor, aponta o jornal.

Os socialistas são “o segundo maior proprietário dos partidos com assento parlamentar, logo a seguir ao PCP”, conforme nota o Expresso.

O jornal refere que o partido tem 87 imóveis e/ou terrenos avaliados em quase sete milhões de euros e que estão isentos de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) por terem como funcionalidade o apoio à actividade partidária.

Mas o partido ainda tem “188 instalações arrendadas, onde funcionam muitas das suas sedes regionais ou locais”, revela uma fonte do PS ao Expresso. Estamos a falar de “um encargo de 413.138,50 euros”, quase meio milhão de euros, segundo a mesma fonte.

O PS também recebe cerca de 1.500 euros de rendas no âmbito de edifícios que eram ocupados por inquilinos, aquando da sua aquisição.