Situada na Zona Industrial dos Arcos do Sardão, em Oliveira do Douro, a Jales & Ramos foi fundada, em 2017, por José Ramos, juntamente com as suas filhas Débora e Sílvia Ramos, e dedica-se à comercialização e distribuição de mobiliário B2B, com linhas modernas e preços competitivos. Assumindo-se como líder na distribuição deste produto, esta empresa compromete-se a fornecer, aos lojistas, móveis resistentes, produzidos pelas melhores fábricas europeias, oferecendo soluções de mobiliário em kit, premium ou até infantil.
A Jales & Ramos germinou, em 2017, fruto de mais de 40 anos de experiência de José Ramos no setor do mobiliário. Tudo começou no escritório de casa, mas passado um ano, fruto do crescimento, a empresa sentiu a necessidade de se mudar para novas instalações, inicialmente, na Fercopor, até que, mais recentemente, fixou-se na Zona Industrial dos Arcos do Sardão, em Oliveira do Douro, onde se situa atualmente.
Débora e Sílvia Ramos cresceram a ouvir o pai a falar acerca do ramo e a paixão surgiu quase naturalmente, pelo que, apesar de serem de áreas distintas, juntaram-se a este projeto, assumindo a responsabilidade dos Departamentos Financeiro e de Compras, respetivamente. “A paixão pelo mobiliário esteve sempre presente nas nossas vidas e as minhas filhas viveram sempre o setor, até à mesa quando estávamos a almoçar ou a jantar e é normal que isso as tenha influenciado, ao ponto de gostarem realmente do mobiliário e é por isso que elas estão cá e são peças fundamentais nesta empresa”, afirmou o fundador, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA.
Assegurando que “nós queremos ser melhores todos os dias e temos a humildade de saber que temos muito ainda a aprender”, José Ramos destacou que “queremos fazer parte do top-10 das empresas deste setor. Queremos apresentar cada vez melhor produto, melhor relação preço-qualidade aos nossos clientes, porque nós trabalhamos essencialmente para os lojistas. A nossa função é vendermos para a grande distribuição e as lojas têm a incumbência de apresentarem os nossos produtos e de os venderem ao cliente final. Nós estamos colocados nos melhores players que estão, neste momento, a trabalhar neste setor, em Portugal”.
Assim, a Jales & Ramos compromete-se a fornecer móveis resistentes, produzidos pelas melhores fábricas europeias, com linhas modernas e comerciais, garantindo uma boa relação qualidade-preço. Assumindo-se como líder na distribuição deste produto, esta empresa oferece soluções de mobiliário em kit, premium ou até infantil. “Nós temos uma oferta de um produto diferente daquele que se produz, e muito bem, no mercado português, para um segmento médio-baixo, muito competitivo, mas que tem qualidade associada. Não entramos, simplesmente, no mercado com um produto competitivo sem qualidade, também não estaríamos confortáveis dessa forma, assim tivemos a oportunidade de trabalhar com parceiros muito bons e representamos bem este tipo de produto competitivo, com um design moderno, contemporâneo, e que tem muita procura no mercado”, sublinhou Sílvia Ramos, responsável pelo Departamento de Compras da Jales & Ramos.
Com soluções para salas de estar e jantar, quartos e móveis auxiliares, esta empresa disponibiliza artigos que seguem tendências, de montagem fácil e preços competitivos, para todas as famílias. “Nós temos uma oferta mesmo muito vasta, que não se resume a 10 ou a 15 produtos, nem a 50, nem a 100, pois, neste momento, temos mais de 5 mil produtos disponíveis para o nosso cliente poder adquirir, sempre mantendo a qualidade-preço”, frisou Débora Ramos, responsável pelo Departamento Financeiro, garantindo que “nós procuramos ter sempre uma oferta variada para os nossos clientes e queremos sermos competitivos como temos sido até aqui, para satisfazermos as necessidades dos nossos clientes da melhor forma”.
Além do mobiliário em kit, a Jales & Ramos também dispõe de marcas com linhas premium e produtos de madeira maciça, já montados, assim como mobiliário infantil e puericultura têxtil para, segundo Sílvia Ramos, “conseguirmos alcançar outro segmento do mercado”.
Qualidade, inovação, elegância, confiança e sustentabilidade são os valores desta empresa familiar, que se nomeia como sendo especialista nesta área do mobiliário, porque, segundo a responsável pelo Departamento de Compras, “conseguimos ter uma oferta de qualidade aos nossos clientes, associada a uma boa capacidade de revenda e de logística, que nos permite uma distribuição eficaz e isso é um ponto de vantagem em relação aos nossos concorrentes”.
A pensar nos clientes, a Jales & Ramos, dispõe de um showroom com os artigos mais recentes e implementou novidades a nível logístico. “Nós sentimo-nos obrigados, porque o mercado assim o exige, a continuar a evoluir e uma das coisas que nós implementamos há pouco tempo e que funciona é o dropshipping, portanto usamos a nossa capacidade de armazenagem a favor dos nossos clientes, fazendo de ponto de entrega diretamente ao cliente final, reduzindo, aqui, um dos intermediários, custos e tempo, logo há uma grande eficácia mesmo para nossos clientes”, asseverou Sílvia Ramos, afiançando que “nós temos noção de que os nossos clientes têm de ser competitivos e têm de ter nas suas lojas, sendo online ou não, uma quantidade de informação suficiente para a atenção do consumidor final, portanto o nosso esforço de marketing e imagem tem de acompanhar o esforço que os nossos clientes fazem no atendimento ao consumidor final”.
Recordando que a empresa começou, primeiramente, com o seu pai e a sua irmã, Débora, aos quais posteriormente se juntou, a responsável pelo Departamento Comercial da Jales & Ramos revelou que “eramos, apenas, nós os três, pelo que todos nós já passamos todas as áreas e departamentos da empresa, desde a logística, à montagem e ao carregamento de contentores, portanto, sabemos como se faz e quanto custa pegar em cada caixa, o que nos permite ser mais críticos e assertivos quando analisamos uma embalagem, a qualidade do móvel, a facilidade da montagem e se a carga funciona ou não”. “O conhecimento é sempre bom para termos a experiência e compreendermos o papel dos colaboradores que temos na empresa, pois temos a consciência do trabalho que eles têm e colocarmo-nos no lugar do outro, nesse sentido”, acrescentou Débora Ramos.
Radiante e a perspetivar o futuro, José Ramos enalteceu a sua vontade de “deixar uma marca, no setor do mobiliário, de seriedade, lealdade para com os nossos clientes e de agressividade comercial. A Jales & Ramos trabalha, todos os dias, no sentido de lhes oferecer aquilo que o mercado, a nível internacional, está a lançar. É um esforço grande, mas que nos leva, realmente, a sermos procurados e respeitados. Nós estamos muito atentos”. Por outro lado, Débora Ramos salientou que “a palavra compromisso também é importante, tanto com os nossos fornecedores, como com os nossos clientes, porque se conseguirmos manter este compromisso entre todos e a responsabilidade associada, conseguiremos obter bons resultados, de certeza”. Já, Sílvia Ramos destacou a importância de “pensar sempre no negócio de forma a crescermos e a contribuirmos para o local onde estamos inseridos”.