Entre originais e alguns temas tradicionais, o músico açoriano Rafael Carvalho, apresenta o seu terceiro trabalho discográfico no Festival Cordas. O festival internacional de músicas do mundo acontece de 10 a 17 de setembro na Madalena, Pico.
Cordas acolhe o mestre da Viola da Terra, a viola de arame dos Açores, a encerrar uma série de concertos no Auditório da Madalena, sábado 16 de setembro pelas 21h30.
“Relheiras” é o terceiro CD de Viola da Terra produzido e editado pelo músico e compositor Rafael Carvalho. As relheiras são sulcos na paisagem lávica deixados pela passagem dos carros de bois. Inspirado nesta passagem do tempo e na forma como marcamos ou ficamos marcados pelas nossas vivências, este novo álbum de Rafael Carvalho é o reflexo da sua relação com os diferentes locais e pessoas que marcaram a sua vida.
A viola dos dois corações não só está em boas mãos com o grande artista Rafael Carvalho, como a sua inovação recebe elogios de várias figuras públicas, assim como de músicos e de musicólogos de várias gerações.
Tiago Ribeiro da Antena 3 apresenta o novo trabalho de Rafael Carvalho com louvor: “Desta música falar-se tradicional é apenas indicar-lhe o seu porto de desembarque. A viagem tem a grandeza da despretensão e o desarme da surpresa a cada nova canção. Só se diz desta viola inovadora porque se embebeu, ela, da tradição inteira dos seus tocadores e desse território demarcado no chão que aqui pisamos, ouvindo. Há muito que Rafael Carvalho é um continente de invulgar estudo, sobriedade e insistência no que ainda se não disse da nossa Terra transposta em cordas.”
Enquanto que Emiliano Toste diz que “a viola de 12 cordas saiu da sua zona de conforto: a interpretação do repertório regional da ilha… senti-me a viajar no tempo e no espaço. No tempo, porque a exploração modal é efetiva e frequente. No espaço, porque outros continentes (entre os quais, o nosso), vieram desaguar nos Açores… Eis mais uma boa fonte de inspiração para as gerações vindouras.”
Acompanhado no violão por César Carvalho, a noite será marcada no novo Auditório da Madalena com esta, a única atuação do músico, este ano, na ilha montanha. Assim, a MiratecArts, organizadora do Festival Cordas, convida o público em geral para viajar nos sons da Viola da Terra, destacando o instrumento de cordas mais típico dos Açores. www.festivalcordas.com