A Junta de Freguesia da Ribeira Seca assinalou os 448 anos desta localidade, junto da comunidade. Esta data foi festejada com um programa recheado de atividades, que engrandeceram o aniversário do território. O brinde à freguesia foi um dos pontos altos das comemorações e ficou marcado pela presença de Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Pedro Azevedo, diretor regional das Obras Públicas, autarcas, deputados e representantes de entidades civis e militares.
A Junta de Freguesia da Ribeira Seca promoveu inúmeras iniciativas, no âmbito das comemorações do 448º aniversário da localidade, destinadas a toda a comunidade.
A sessão solene comemorativa, que decorreu na sede da edilidade e contou com a participação de Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Pedro Azevedo, diretor regional das Obras Públicas, autarcas, deputados e representantes de entidades civis e militares, assinalou o arranque das celebrações e foi inaugurada com um momento musical, protagonizado pelo Orfeão Cardeal Humberto Medeiros.
Seguidamente, as intervenções foram inauguradas por Nélia Branco, presidente da Assembleia de Freguesia da Ribeira Seca, que fez questão de reforçar que “é com grande alegria que hoje nos reunimos para celebrar aquele que é um marco significativo na nossa história, os 448 anos da nossa querida freguesia. Um dia de festa, de união e de orgulho, pelas nossas tradições e conquistas, que ao longo dos séculos moldaram a identidade da nossa comunidade”.
Ressaltando a importância de “perceber sempre o que fomos, o que somos e acima de tudo o que queremos ser”, a presidente da Assembleia de Freguesia da Ribeira Seca destacou que “é tempo de questionar como é que em comunidade podemos continuar a perpetuar o dinamismo e a história da nossa freguesia, perante um mundo tão diferente, onde imperam as novas tecnologias, as redes sociais e os ecrãs, em detrimento das relações interpessoais, tão importantes para unir pessoas e territórios”.
Para Nélia Branco, “é preciso trabalhar na aproximação das pessoas da nossa comunidade e, a olho nu, conseguimos vislumbrar a notória falta generalizada de envolvimento dos nossos cidadãos nas atividades da freguesia nos últimos tempos, o que nos entristece. (…) Precisamos de despertar, nos nossos cidadãos, o espírito de envolvimento e de compromisso, de conseguir mostrar a importância de estarem inseridos e envolvidos nas forças-vivas da nossa freguesia”.
Neste seguimento, também José Manuel Aguiar, presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Seca, tomou a palavra, salientando que este território é “uma Freguesia que ao longo de quase cinco séculos, tem sido palco de histórias, tradições e de um desenvolvimento contínuo que orgulha o passado, mas que nos faz olhar para o futuro. Desde a sua fundação, a nossa freguesia tem sido um espaço de convivência, de cultura e de progresso. Cada um de vós com o seu trabalho, esforço e dedicação, contribuiu para moldar a identidade que hoje nos define. Agradeço a todos os cidadãos que se têm envolvido nas diversas atividades e projetos desenvolvidos na nossa freguesia. Sem sombra de dúvida que o vosso empenho é fundamental para criar um ambiente onde todos se sintam acolhidos e valorizados”.
Afiançando que “neste dia também reafirmo o compromisso da Junta de Freguesia em trabalhar, diariamente, para a melhoria da qualidade de vida de todos os que aqui vivem”, o autarca garantiu que “estamos dedicados a promover iniciativas que visem o desenvolvimento sustentável, o bem-estar e a inclusão social, sempre com a participação ativa de cada um de vós. Às novas gerações, deixo uma mensagem de esperança para que possam olhar para a nossa freguesia com orgulho e continuar o legado desta para que, juntos, possamos construir um amanhã ainda mais promissor”.
Radiante, José Manuel Aguiar, frisou a relevância de “celebrarmos juntos este marco tão significativo na nossa história e que sigamos unidos, valorizando a nossa freguesia, a nossa identidade e a comunidade que tanto amamos”.
Presente nesta sessão solene, Pedro Azevedo, diretor regional das Obras Públicas, também foi convidado a intervir. Parabenizando “os órgãos do poder local por esta comemoração”, o autarca aproveitou a oportunidade para anunciar que “a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas vai arrancar, em 2025, a obra de requalificação da estrada de acesso à Freguesia da Ribeira Seca, desde a rotunda localizada na entrada poente para a Ribeira Grande. Estamos a falar de uma obra muito importante, que vai abranger cerca de 1,2 quilómetros e vai permitir um acesso mais condigno a esta freguesia, assim como garantir uma maior segurança a quem circula a referida estrada”.
Lembrando a história desta localidade, Pedro Azevedo assegurando que “a Ribeira Seca é uma freguesia rica em cultura”, desejando que “continuem a primar pela preservação das vossas tradições, que marcam a identidade de um povo”.
Por fim, foi Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, quem encerrou os discursos. Asseverando que “em toda a história da Ribeira Seca, nunca se deu tanto à comunidade”, o edil ribeiragrandense congratulou a Junta de Freguesia por “envolver a comunidade nas suas tradições. Eu acho que esta é a maior maneira de envolver a juventude. Isto deve-se muito ao trabalho que os nossos autarcas podem e devem fazer na dinamização das suas instituições locais, como esta que estamos aqui a fazer”.
Evocando aquele que foi “o desafio dos últimos mandatos”, Alexandre Gaudêncio sublinhou “aquilo que era a Ribeira Seca antes de 2013 e aquilo que é a Ribeira Seca hoje em dia”, recordando, nomeadamente, a requalificação da entrada da Praia de Santa Bárbara, a Casa Mortuária, a requalificação do Largo de São Pedro, assim como “a centralidade que nós demos às Festas de São Pedro, que são vistas como as festas da cidade da Ribeira Grande”.
Assim, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande terminou o seu discurso, afirmando que “estas comemorações são importantes para dignificar uma comunidade. Da minha parte, independentemente de onde estiver, guardo sempre a Ribeira Seca no coração”.
No final da cerimónia, os convidados cantaram os parabéns e brindaram ao passado, presente e futuro da localidade.
As festividades prosseguiram com a abertura do “Arraial de Outono”, promovido pela Marcha Amigos de São Pedro, que se associou à edilidade nestas celebrações, que contou com a atuação do grupo Duo Toadas. À noite, foi Marisa Dias quem subiu ao palco, antecedendo os espetáculos do Grupo Folclórico e do DJ Amorim, que encerrou o evento.