“RETALHOS DA MINHA VIDA”, DO DR. BARBOSA DA COSTA

Depois de mais de mais de quarenta obras publicadas  a falar e a historiar outros e outrem, o dr. Francisco Barbosa da Costa resolveu falar de  si, em “Retalhos da Minha Vida”.

Em boa hora o fez, conseguindo reunir no passado sábado, 21  de dezembro, no Salão Nobre do  Solar dos Condes de Resende, em Canelas – a “sua” Casa da Cultura de Gaia – , algumas centenas de amigos que o encheram por completo e que  com ele partilharam as várias facetas da sua vida escolar e de ensino, militar, familiar, religiosa, associativa e política.

Na mesa de honra, para além do autor e esposa, sentaram-se a vereadora do Pelouro da Cultura, engª Paula Carvalhal, o representante da editora “Edições Afrontamento, Lda.”, dr. José Ribeiro e o diretor do Solar, dr. Gonçalves Guimarães.

Entre a vasta plateia, conseguimos vislumbrar, entre outros, os presidentes da Assembleia e Junta de Canelas, Benjamim Soares e Arménio Costa, o pároco pe. Manuel Lopes, vários antigos  e atuais  presidentes de juntas de freguesia, como Alcino Lopes e Fernando Andrade, dr. Manuel Filipe, diretor do Auditório Municipal, dr. Manuel Moreira, antigo companheiro de Partido, da Câmara de Gaia e da Assembleia da República, para além de  dirigentes e colegas dos Dadores de Sangue e de outras Instituições, de camaradas do Serviço Militar e de muitos dos seus antigos alunos dos ensinos primário e secundário.

A apresentação da obra, esteve a cargo do Dr. Abel Couto,  que como amigo e também canelense, soube “retratar” sabia e notavelmente todo o percurso de vida do autor.

E é do seu Prefácio que tomamos a liberdade de transcrever  alguns excertos.

…”Retalhos da Minha Vida” dispensa explicações e amparos, porque caminham bem seguros”…,” onde não chegam os ruídos de uma literatura marcadamente up to date sempre à margem da moral e dos valores”. … “A sua maneira de estar na vida é paradigma de quem não tem medo de pensar, de interrogar, de dizer NÃO ao humilhante dobrar do joelho diante dos homens do ter e do mando”…”Outro “retalho”…o comovente desassombro com que se refere aos seus ascendentes”…o carinho com que ilumina o seu próprio lar”… “O dr. Barbosa da Costa é o “sacerdote” do ensino…da educação…à Política, no seu sentido mais nobre, de servir o próximo…”

Refere-se ainda o dr. Abel Couto  a outros “retalhos”, desde a vida politica na sua terra natal, no município de Gaia e na Assembleia da República, à  vida militar onde foi um companheiro “inter pares”, à atividade recreativa, social e humanitária, nesta com destaque na dádiva do sangue e para  a sua disponibilidade e dedicação para as causas e coisas da sua  terra,   e à sua  Fé robusta e firme, iniciada em família, fortalecida   nos tempos da JOC e mantida corajosamente até hoje .

“E se tanto não bastar, ainda lhe fica a possibilidade de proclamar, sem receio de ser desmentido, tal como Fernando Pessoa: “ Da obra ousada é minha a parte feita; O por-fazer é só com Deus”.

 Após o agradecimento do autor por tantas presenças, usaram da palavra os drs. Gonçalves Guimarães e José Ribeiro e a vereadora engª. Paula Carvalhal, que enalteceram a sua vida e obra, dedicadas de uma forma relevante ao serviço da sociedade.

 E nós, que bem conhecemos o dr. Barbosa da Costa, sabemos que ambas  não estão ainda totalmente realizadas. Assim Deus permita que as possa continuar.