RIBEIRA GRANDE COM PROJETO-PILOTO PARA RECUPERAR VINHAS

O município da Ribeira Grande está a desenvolver um projeto piloto nas freguesias dos Fenais da Ajuda e Lomba da Maia com o intuito de recuperar o cultivo da vinha. O plano foi apresentado nos workshops de vinhos, evento promovido pela autarquia, que contou com a presença de cerca de 30 produtores.

“Esta é, por agora, uma primeira abordagem para medirmos o pulso à possibilidade de avançarmos com um projeto que pretende recuperar uma tradição nos Fenais da Ajuda e na Lomba da Maia, podendo alargar-se a outras freguesias no futuro”, afirmou Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

O autarca lembrou o “potencial da vinha na zona nascente do concelho” como factor de “criação de novos vinhos com a marca associada à Ribeira Grande, permitindo, de igual modo, fazer renascer uma tradição que ainda é praticada por alguns.”É intenção da autarquia criar condições e transmitir conhecimentos aos produtores, daí a realização deste workshop que poderá possibilidade a criação de novos negócios, contribuindo assim para o desenvolvimento da economia local e para o fomento do emprego”, justificou.

No workshop, que contou com a presença de Marco Faria, da Curral Atlantis, foram transmitidos conhecimentos sobre a introdução de novas castas, legislação sobre incentivos para recuperação das vinhas e solos, produção de vinhos de qualidade a partir da uva de cheiro (rosé), preparação do solo para o cultivo ou tratamento das vinhas.