Na sessão solene do 425º aniversário da Santa Casa no Teatro Ribeiragrandense,o presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, anunciou que a autarquia estava disposta a doar o terreno para a construção de uma residência para pessoas com deficiência.
“A construção de uma residência assistida para pessoas com deficiência visa colmatar uma necessidade diária para quem lida com estas pessoas. O objetivo é que seja um complemento à oferta que já existe no concelho ao nível dos centros de atividades ocupacionais”, acrescentou o autarca.
Na comemoração dos 425 anos da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio realçou o “orgulho por termos no concelho uma instituição com mais de quatro séculos de história e que tem sabido, como poucas, superar os desafios que lhe são colocados ao longo de todo este tempo.”
Constituída a 28 de fevereiro de 1593, na Ordem Canónica, a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande é, hoje, uma instituição particular de solidariedade social que mantém o propósito original, ou seja, ajudar quem mais precisa.
“Desde o centro de atividades ocupacionais, que presta apoio às pessoas com deficiência do nosso concelho, ao centro de dia e de convívio para os idosos, o apoio domiciliário, as creches, os jardins de infância, os CATL’s, o centro de promoção ambiental, a loja social e a farmácia, são exemplos do empreendedorismo que esta instituição foi capaz de implementar nos últimos tempos”, elencou o autarca.
Alexandre Gaudêncio frisou que a autarquia “vê nesta Santa Casa um parceiro de excelência na implementação de projetos sociais que visam colmatar as necessidades da nossa sociedade”, parceiro que emprega atualmente 208 funcionários e dá apoio diário a 550 crianças e jovens e a 250 idosos.