ROTARY CLUBE DE ESPINHO E MONTANHA D’AFECTOS

Promoveram no passado dia 16 de Outubro de 2017 na Junta de Freguesia de Espinho, na véspera do Dia internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social palestra sobre um tema muito actual “Pobreza e Cidadania Activa.

Com a participação de Daniel Horta Nova, Jornalista e Ex Sem Abrigo e autor do livro” Farrapos de Alma” que deu o seu testemunho vivido nas ruas, José Vieira da Cunha Politico e defensor da reestruturação económica e a Dra. Laura Morais, professora e cofundadora do Sector Social de Espinho que disponibiliza dezenas de refeições diárias aos mais carenciados.

O Debate foi moderado por Rui Torres, Presidente cessante da Junta de Freguesia de Espinho.

O tema proporcionou correntes de opinião motivando toda a assistência a intervir. Concluindo-se que é urgente dar a voz a quem de direito, a todos aqueles que vivem em situação de pobreza e exclusão social, devem fazer parte integrante dos processos que lhes dizem respeito.

É tempo de interiorizar que estes devem ter a principal voz para que as estratégias sejam competentes, eficazes, sustentáveis e inclusivas. Ficando ainda um compromisso de continuidade neste tema e a criação de um Movimento de Cidadania de Intervenção social pela erradicação da pobreza e exclusão social e o estudo de uma estratégia eficaz de reinserção social para pessoas em situação de sem abrigo, quer na saúde mental, residências comunitárias, quer na inserção profissional, dando seguimento a analise de todos os testemunhos nesta palestra.