SEMANA CULTURAL DA MAIA VOLTA A SUPERAR AS EXPECTATIVAS

A Semana Cultural da Maia, promovida pela Junta de Freguesia, regressou entre os passados dias 28 de agosto e 3 de setembro, à localidade, com um programa recheado de atividades. A 19º edição desta iniciativa, que teve como palcos o edifício sede da autarquia, o Centro Social e Paroquial da Maia, o Miradouro do Frade e o Campo de Jogos Prof. Aurélio do Couto Botelho, contou com a participação de barraquinhas de diferentes coletividades locais, que deliciaram centenas de pessoas.

 

A Maia voltou a ser palco de mais uma edição da Semana Cultural, uma iniciativa idealizada pela Junta de Freguesia que, entre os passados dias 28 de agosto e 3 de setembro, voltou a atrair centenas de pessoas.

No dia da abertura da 19ª edição deste evento, a população teve a oportunidade de visitar a exposição intitulada “Arte de Bem Fazer”, da autoria de João Silva, que esteve patente no Salão Nobre da edilidade.

Por outro lado, no dia 29 de agosto, a tarde foi dedicada aos miúdos e graúdos com minigolfe, seguindo-se o torneio de futebol para crianças, no Campo de Jogos Prof. Aurélio do Couto Botelho.

A iniciativa Yoga do Riso para miúdos e graúdos, que decorreu no Centro Social e Paroquial da Maia, marcou o início das atividades do dia 30 de agosto, antecedendo a aula de dança sénior de Margarida Peixoto e a fase de grupos do Torneio de Futebol.

No dia seguinte, a tarde voltou a ser dedicada aos mais pequenos com pula-pulas, pinturas faciais e muitas surpresas, seguindo-se a aula de aeróbica no Miradouro do Frade e a arruada dos ritmos da alvorada, protagonizada pelos Bombomania. A abertura das barracas de comes e bebes aconteceu pelas 19h30, antecedendo a fase de grupos do Torneio de Futebol. À noite, o público foi brindado com o concerto da Banda Filarmónica do Divino Espírito Santo da Maia e com o espetáculo de comédia da Tia Maria do Nordeste.

Já no dia 1 de setembro, a animação começou com ciência divertida para os mais pequenos, seguindo-se a fase de grupos do Torneio de Futebol. À noite, o público uniu-se para assistir ao concerto do grupo Duo Acustics e participar no momento de karaoke.

Os jogos de paintball e de bubble football marcaram o início das atividades agendadas para o dia 2 de setembro. Posteriormente, decorreu a meia-final do Torneio de Futebol e, mais tarde, as atuações do artista Oestrela e do DJ Mistério.

O último dia do evento começou com a final do Torneio de Futebol, seguindo-se a entrega de troféus aos vencedores e o espetáculo da banda Aspegic.

Assegurando que o balanço é extremamente positivo, Jaime Rita, presidente da Casa do Povo da Maia e da Assembleia de Freguesia desta localidade, evidenciou, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, que “a edição deste ano correu muitíssimo bem e contou com algumas atividades diferentes do que era habitual, mas que foram muito bem acolhidas pela população”.

Na ocasião, o dirigente associativo fez questão de parabenizar o executivo da Junta de Freguesia da Maia, liderado por Suzana Ferreira, afiançando que “a XIX Semana Cultural da Maia foi um sucesso, não só pela mudança para melhor, em alguns aspetos, mas também por preservar o objetivo esta iniciativa que é promover a cultura desta localidade, que é muito rica”.

Jaime Rita aproveitou, ainda, a ocasião para salientar a assinatura do protocolo que foi celebrado entre a Casa do Povo da Maia, a Junta de Freguesia e a Associação de Cantadores ao Desafio dos Açores, tendo em vista beneficiar este território e as suas gentes.