A reabertura do Teatro Ribeiragrandense aconteceu a 24 de outubro com a Gala de Ópera da responsabilidade do Coral de São José. Na ocasião, Alexandre Gaudêncio recordou que a autarquia investiu cerca de 50 mil euros em obras de requalificação do Teatro Ribeiragrandense.
Mais de seis meses depois, as portas do Teatro Ribeiragrandense voltaram a abrir-se. A 24 de outubro, o Coral de São José, acompanhado pela soprano Helena Castro Ferreira e pela pianista Svetlana Pascoal e sob a direção artística de Luís Filipe Carreiro, assinalou a reabertura desta sala após obras de remodelação e também o regresso dos espetáculos após um interregno causado pela pandemia COVID-19.
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande esteve presente, dando as boas-vindas ao público que ali se encontrava, e realçou ainda que “todas as recomendações [de segurança] foram cumpridas”.
Alexandre Gaudêncio referiu ainda que a autarquia “investiu cerca de 50 mil euros em obras de requalificação do Teatro Ribeirangrandense”, em intervenções que “melhoraram a sala de espetáculos ao nível técnico e de mobiliário, dotando-a de novas condições de sonoridade, iluminação e conforto”.
Para além disso, acrescentou, “a autarquia intervencionou as duas salas que compõem o espaço cultural colocando novo pavimento, cortinados e cadeiras. A nível técnico foram substituídas redes elétricas que datavam da reinauguração do Teatro e renovados equipamentos técnicos de apoio aos eventos”.
De acordo com o edil, “as intervenções vão ao encontro da correção das necessidades identificadas e permitiram renovar equipamentos que já tinham cerca de duas décadas de utilização. Aproveitámos o interregno que a pandemia forçou para realizar vários trabalhos de reabilitação que dão uma cara nova ao espaço”.
Nesta Gala de Ópera estiveram presentes cerca de 150 pessoas que esgotaram a lotação permitida pelas autoridades de saúde. Por sua vez, na noite de 30 de outubro, estiveram presentes no Teatro Ribeiragrandense cerca de 100 pessoas a assistir ao concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada, sob direção musical do maestro Amâncio Cabral.
Ainda este mês subirá a palco Vânia Dilac & The Soulmates no dia 14, e no dia 28 será a vez da Orquestra Ligeira da Ribeira Grande.
A bilheteira do Teatro Ribeiragrandense funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.