Com apenas 8 anos de idade, Tomás Fontes foi um dos mais rápidos em pista no Campeonato de Portugal de Karting Toyota (CPK), da categoria Cadete, que decorreu entre os passados dias 8 e 9 de março, no Kartódromo de Viana do Castelo.
Depois de ter estado muito próximo de vencer o Open de Portugal de Karting, da categoria Cadete, que foi disputado em fevereiro, no Kartódromo de Baltar, no qual conquistou as duas mangas de qualificação e a Pré-Final, resultados que lhe deram a pole-position para a derradeira corrida, o jovem piloto maiato, voltou a demonstrar a sua rapidez no arranque do Campeonato de Portugal de Karting Toyota.
Assim, entre os passados dias 8 e 9 de março, Tomás Fontes, esteve sempre na luta pelos primeiros lugares, na pista do Kartódromo de Viana do Castelo. No sábado, dia 8, na manga de qualificação, estava a subir posições, quando ouviu um barulho estranho no escape do motor e entrou nas boxes. Sem baixar os braços, fez uma recuperação notável na Final, subindo seis posições e terminando a prova de sábado na quarta posição. No domingo, dia 9, o jovem da Maia começou por ser o piloto mais rápido nos treinos livres matinais e, depois, ficou muito próximo da pole-position, com a segunda melhor volta nos treinos cronometrados. Um top-5 na manga de qualificação abria boas perspetivas para a Final, apesar de ter sofrido um toque que o obrigou a ser assistido pela equipa médica do circuito. Na Final de domingo, Tomás Fontes foi abalroado logo na volta inicial e foi obrigado a abandonar, com o kart danificado.
Segundo Tomás Fontes, “foi um fim de semana com muitos azares, mas onde mostrámos andamento para lutar pelos primeiros lugares, tal como já tinha acontecido no Open de Portugal de Karting. As corridas são mesmo assim, nem tudo depende do piloto. Tenho a certeza de que as vitórias vão chegar com naturalidade”.