TRADIÇÃO DO SÃO JOÃO RECUPERADA NA MATRIZ DA RIBEIRA GRANDE

A Junta de Freguesia da Matriz, em colaboração com a Associação Matriz em Movimento, recuperou a tradição de festejar o São João com a tradicional fogueira, música popular e as saborosas sardinhas grelhadas.

Os festejos decorreram no Largo de Santo André, numa tentativa de descentralização de eventos, com o objetivo de levar a festa à comunidade e promover o património histórico.

O Presidente da Junta de Freguesia da Matriz, Hernâni Costa, referiu que a recuperação desta tradição é muito importante porque permite dar a conhecer às gerações mais jovens como é que se festejava os santos populares no tempo dos seus avós, combinando os interesses da juventude com a valorização das nossas tradições e património cultural.

O São João da Matriz contou com a colaboração dos trabalhos das crianças que frequentam a Escola Gaspar Frutuoso, o CASA (Centro de Apoio Social Bernardo Manuel da Silveira Estrela) e a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, que usando os mais diversos materiais construíram diferentes modelos de sardinhas.

O acender a tradicional fogueira de São João foi um dos momentos altos da noite, sempre seguida de perto por elementos e uma viatura dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, como mandam as regras de segurança. A atuação de uma banda filarmónica com músicas populares foi o culminar de uma noite que, segundo promessa de Hernâni Costa, vai voltar para o ano de 2019.