A Câmara Municipal da Trofa está a implementar um projeto de promoção do sucesso escolar, intitulado +TROFA, vocacionado para o primeiro ciclo, tendo como parceiros privilegiados o Agrupamentos de Escolas da Trofa e o Agrupamentos de Escolas Coronado e Castro.
Este projeto foi formalizado a 16 de março, com a assinatura dos contratos de colaboração com os dois Agrupamentos de Escolas da Trofa.
O +Trofa engloba “Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar” e assume-se como um “espaço de aprendizagem, colaboração, partilha e envolvimento da família”, tendo a duração de três anos e contando com cofinanciamento do programa Portugal 2020/Norte 2020, num investimento de mais de 252 mil euros.
Para além de uma plataforma tecnológica que se chama TROFA+, o projeto envolve um Observatório Municipal da Educação e ações para uma Parentalidade Positiva, tendo como pilar principal uma equipa multidisciplinar composta por educadores sociais e psicólogos.
Pretende-se assim, garantir o envolvimento, não só do aluno no seu processo de ensino/aprendizagem, mas também dos diferentes agentes educativos e das famílias, apostando na parentalidade positiva.
Englobando cerca de 1250 alunos, este projeto foi pensado para prevenir e reduzir o abandono escolar precoce, promovendo o acesso equitativo a uma educação de qualidade para todos(as).
Com a implementação do +TROFA, a Câmara Municipal da Trofa pretende baixar em pelo menos 25% a taxa de insucesso escolar.
Este projeto já colheu a aprovação do programa Portugal 2020, reforçando assim, as politicas educativas desenvolvidas pela Câmara Municipal da Trofa que considera que “a educação e o ensino de qualidade são fundamentais para captar e valorizar o potencial humano das comunidades, bem como para fomentar a inclusão social e o aumento de oportunidades no mercado de trabalho.
Este investimento assegura que todas as crianças e jovens sejam capacitados para reduzir as desigualdades, em particular dos mais vulneráveis ou com necessidades especiais.