O Projeto Trofa+ foi implementado pela Câmara Municipal da Trofa, em parceria com os Agrupamentos de Escolas da Trofa e do Coronado e Castro e com a Federação das Associações de Pais local, com o intuito de promover o sucesso escolar.
“Ajudar as crianças a melhorar a sua prestação escolar, potenciar a participação dos alunos e das famílias na comunidade local, melhorar os conhecimentos culturais, sociais e políticos da comunidade e criar um ambiente inovador, adaptado ao aluno, dinâmico e interativo que estimule e reforce o processo de ensino e aprendizagem” são os objetivos definidos pela autarquia.
A Câmara Municipal da Trofa assegurou que “esta plataforma é um espaço online e seguro que toda a comunidade educativa (alunos, professores, encarregados de educação, agrupamentos) pode consultar” e explicou que “para facilitar este acesso, os educadores e professores do primeiro ciclo receberam formação”.
“Este trabalho aborda áreas tão díspares como o Currículo Local (património e poder local), Educação para a cidadania e as áreas curriculares (português, matemática, estudo do meio e inglês). E engloba ainda a aquisição de 60 tablets, que vão percorrer todas as escolas, para promover a equidade de oportunidades de todos os alunos, reforçando, desta forma, as já extensas políticas de ação social escolar do município da Trofa”, sublinhou a autarquia, acrescentando que o Projeto Trofa+ foi apresentado na Escola EB1/JI de Lagoa, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Trofa, no passado dia 28 de março, e na Escola EB1/JI de Querelêdo, que faz parte do Agrupamento de Escolas Coronado e Castro, no passado dia 29 de março.
Segundo a Câmara Municipal da Trofa, esta iniciativa vai abranger 2500 crianças que frequentam o Pré-Escolar e o 1º Ciclo e engloba “Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar” e assume-se como sendo “um espaço de aprendizagem, colaboração, partilha e envolvimento da família e divide-se em três medidas: a plataforma Trofa+, a Parentalidade Positiva e o Observatório da Educação”.
A medida “Parentalidade Positiva” pretende “ajudar os pais nas tarefas diárias dos filhos, no âmbito da educação, de forma a que melhorem o seu desempenho nas salas de aula” e consiste “em dois tipos de intervenções, individualizada e em grupo, destinada não apenas aos alunos, bem como à própria família. No caso da intervenção individualizada, os alunos passam a ter acompanhamento de psicologia e a família o acompanhamento de uma educadora social”, enquanto na “intervenção em grupo, os alunos do 1º ciclo do ensino básico passam a ter, mensalmente, aulas de cidadania e as famílias têm, também mensalmente, sessões temáticas com os pais”, contou a autarquia.
O Observatório Municipal da Educação (OME) tem como objetivo “divulgar, acompanhar e monitorizar com eficiência e rigor, as políticas educativas concretizadas” e vai permitir “medir os indicadores dos níveis de sucesso, bem como correlacionar esses dados com outros dados e indicadores da comunidade”, afirmou o município, destacando que o OME vai disponibilizar a informação “necessária ao planeamento municipal da educação, mas também a consulta e recolha de informação educativa útil aos cidadãos, segundo uma catalogação por perfil de utilizador (aluno, professor, encarregado de educação, técnico ou cidadão”.
A autarquia enalteceu que este projeto integra uma candidatura Projeto +Trofa: Espaço de Aprendizagem, Colaboração, Partilha e Envolvimento da Família, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da Área Metropolitana do Porto, e salientou que o investimento global é de cerca de 300 mil euros, com uma participação direta da Câmara Municipal da Trofa de 40 mil euros.