Serafim Gonçalves, velejador matosinhense da classe laser, há quase duas décadas ininterruptas a representar o Clube Naval Povoense (Póvoa de Varzim), com apoio da Bicasco, averbou mais um triunfo em águas galegas ao alcançar a quinta vitória consecutiva na 16.ª edição do Troféu Xacobeo que o Clube Náutico de Portomarin, nas proximidades da cidade de Lugo, organiza anualmente.
O evento deste ano não teve grande afluência participativa uma vez que ficou abaixo das duas dezenas de concorrentes, mas teve sucesso competitivo ao conseguir concretizar cinco das seis regatas inicialmente agendadas, quatro das quais foram ganhas por Serafim Gonçalves, único português em prova, que foi segundo na regata que não conseguiu vencer.
A performance do velejador do clube poveiro permitiu-lhe a obtenção de um triunfo destacado, apenas com cinco pontos de penalização, à frente de Pablo Gonzalez, com 11, e do seu companheiro de clube, José Castro (12), ambos velejadores do Náutico Xacobeo de Portomarin.
Mais recentemente, o laserista do Povoense, com participação já assegurada no Campeonato Mundial de Masters, a disputar na primeira semana de Setembro (5 a 14), na cidade holandesa de Scheveninge, averbou mais uma vitória caseira, e repetiu o triunfo que havia alcançado em 2018 no tradicional Troféu S. Pedro que se disputa anualmente na Póvoa de Varzim.
Perante cerca de uma dezena de embarcações, com velejadores do Naval Povoense (organizador), Fluvial Vilacondense e dos leceiros do Sport Clube do Porto, Gonçalves ganhou cinco das oito regatas que preencheram o evento vindo a triunfar folgadamente com nove pontos, à frente do seu companheiro de clube, Daniel Santos (16) e do fluvialista Carlos Pontes, com 26. A fechar o “top-five” posicionaram-se José Carmo (Fluvial), com 27, e o também poveiro Luis Leite, com 46.