No passado mês de novembro, Vila Nova de Gaia foi o palco do Gaia International Tournament (Gaia IT), o torneio internacional de ginástica, promovido pela Escola de Ginástica de Gaia, que reuniu 180 atletas de 9 países. As atletas, oriundas de países como Emirados Árabes Unidos, Dinamarca, Canadá ou Lituânia, competiram na categoria de ginástica artística feminina.
As atletas da Escola de Ginástica de Gaia voltaram a subir ao pódio do Gaia IT, nomeadamente, Isadora Rocha que venceu na categoria Youth A, seguindo-se no pódio Rita Duarte com o segundo lugar. Na categoria KIDS A, também Sofia Amorim e Sofia Rodrigues subiram ao pódio e arrecadaram o 2º e 3º lugar respetivamente.
O evento contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia. Nas palavras do responsável pela pasta do desporto, “este é um torneio internacional dos mais referenciados da modalidade de ginástica, organizado pela EGG e que conta com a participação de 180 ginastas de nove países de três continentes. Estes números dizem bem a dimensão e o reconhecimento da Escola de Ginástica de Gaia, mas, acima de tudo, também dizem muito sobre o que é o prestígio e a capacidade de organização da Escola”.
Também Raimundo Amorim, presidente da Escola de Ginástica de Gaia, faz um balanço muito positivo desta 5ª edição “que acolheu com um número muito representativo de delegações de vários países” e destaca que este evento “coloca Vila Nova de Gaia no panorama internacional da modalidade”.
Já para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, “a Escola de Ginástica de Gaia é uma das mais jovens de Vila Nova de Gaia e tem tido um crescimento absolutamente meteórico e, por isso este evento só existe porque a dinâmica da Escola cresceu e evoluiu bastante”. “Temos muitos atletas internacionais cá, é um evento que se repete há cinco anos e é um produto da dinâmica brutal que a Escola tem tido recentemente”, acrescentou o autarca.