VIVERGAIA VAI APOIAR CIDADÃOS COM 65 ANOS OU MAIS NOS PASSES DE TRANSPORTE

O Cartão Municipal ViverGaia, que já existe desde junho de 2021, vai passar a incluir, a partir do dia 1 de janeiro de 2025, uma nova medida direcionada a todos os cidadãos reformados residentes em Vila Nova de Gaia com 65 anos ou mais.

Com o intuito de atrair esta população ao transporte público, «ViverGaia+65» consiste na comparticipação municipal do passe, sendo que o munícipe pagará cinco euros (mensalmente) e a Câmara Municipal assumirá o restante valor (17,5 euros). A validação no mês seguinte dependerá da sua utilização, ou seja, se não existir qualquer validação no mês anterior, não haverá direito à utilização no mês seguinte. Além disso, o custo do cartão (seis euros) será da responsabilidade do munícipe.

De acordo com a autarquia, em causa está contribuir para “a dignificação e melhoria das condições de vida das pessoas que, de forma crescente, integram aquele estrato populacional, combatendo, desse modo, de forma ativa, o seu isolamento social”.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, “com esta nova medida, pretendemos «devolver» o transporte público a cidadãos com maior dificuldade de se deslocarem dentro e fora da cidade e promover o encontro e as sociabilidades nesta faixa etária”.

O Cartão Municipal ViverGaia tem procurado promover o acesso a bens e serviços disponibilizados pelo município, em igualdade de oportunidades para todos os residentes no concelho, nomeadamente entradas gratuitas na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo e no Solar Condes de Resende; 50% de desconto no acesso ao Parque Biológico de Gaia, à Estação Litoral da Aguda, ao Auditório Municipal (em preço de bilheteira), ao Cineteatro Eduardo Brazão (em preço de bilheteira), às atividades culturais promovidas pelo Município (em preço de bilheteira) e a iniciativas da Câmara Municipal; assim como 20% de desconto nas piscinas municipais (das 8 às 18h).