XII GALA AUDIÊNCIA DISTINGUE PERSONALIDADES DE 2016

A XII Gala do Audiência encheu o Teatro Ribeiragrandense, em São Miguel, pelo segundo ano consecutivo, para a distinguir personalidades e instituições que se destacaram em 2016.

O evento reuniu cerca de 300 pessoas que se juntaram para uma noite memorável, cheia de emoção,música e novidades. Ernesto Santos, presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Hu Junming, Gai@prende+, e Eduardo Vítor Rodrigues foram algumas das distinções da noite.

O relógio marcava 20:30h quando se deu o início da XII Gala do Audiência com a voz do fadista Miguel Bandeirinha, que encantou o público com dois temas. No fim da atuação, Joaquim Ferreira Leite, diretor do AUDIÊNCIA, deu as boas-vindas aos convidados presentes e entregou a divulgação do primeiro premiado às apresentadoras da noite, Maria dos Anjos Avelar e Manuela Bulcão.

Sem demoras, o primeiro prémio a ser entregue foi o Troféu Solidariedade à Casa do Povo da Ribeira Grande. De seguida, procedeu-se à entrega do Troféu Artes e Letras ao Mestre Adelino Ângelo, que ficou emocionado com a distinção. O Troféu Revelação foi para Flávio Gil, que para além de ator, cantor e autor, é, agora, encenador da revista “Parque à Vista”, no Teatro Maria Vitória.

Já o Troféu Gastronomia e Lazer foi servido ao Restaurante Associação Agrícola de São Miguel, pela qualidade da comida e pelo excelente atendimento. Sem fugir da arte da culinária mas regressando a Gaia, o Troféu Excelência foi atribuído a Hu Junming pela dedicação à cidade de Vila Nova de Gaia não só com o seu restaurante, mas também, com a envolvência na vida social e no associativismo da cidade. O Troféu Portugalidade foi entregue à Academia de Bacalhau Rouen.

Ao nível da educação, o Troféu Educação/Ensino foi para a Escola Profissional da Ribeira Grande pela promoção da cultura e conhecimento no concelho. E, este ano, o Troféu Ideias e Projetos estava ligado à educação, premiando o projeto Gai@prende+ pelo seu carácter social na cidade.

Regressando a Ribeira Grande, o AUDIÊNCIA distinguiu a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande com o Troféu Instituição. Já o Troféu Atleta do Ano foi entregue a Helena Medeiros, enquanto, o Troféu Dedicação foi para as mãos de Jaime Rita, por razões profissionais ambos os premiados não conseguiram estar presentes.

Na área do empreendedorismo, 2016 foi marcado pela empresa Fromageries Bel Portugal que levou para casa o Troféu Empreendedorismo, por oferecer um produto diferenciado aos portugueses, vincando a produção de leite sustentável, nomeadamente, nos Açores.

Contudo, também, em 2016, houve na política nomes que se destacaram. O AUDIÊNCIA entregou o Troféu Presidente da Junta de Freguesia, a Ernesto dos Santos, presidente da Junta de Campanhã. Já, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, foi distinguido com o Troféu Prestígio, e, no seu discurso de agradecimento, abordou a importância do carácter social mais do que o “betão” que se constrói e uma futura proposta com Ribeira Grande, levando produtos dos Açores para Gaia e vice-versa.

Para último ficou a distinção do troféu mais aguardado da noite, o Troféu Personalidade do Ano que foi entregue a Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande. O autarca abordou a relação existente entre a Ribeira Grande e o AUDIÊNCIA, para chegar, assim, a novas pessoas, principalmente, no Grande Porto.

Música, Teatro e Poesia

Como tem vindo a ser tradição, a noite não se faz só de troféus, mas também de música, teatro e poesia para completar a noite memorável.

Na música passaram pelo palco vários artistas como Miguel Bandeirinha, Tony do Porto, Caroline Viveiros Pimentel, Jorge Martinez e os grupos Musik’Alma e Explosão Radical.

O teatro ficou ao encargo do elenco do Teatro Maria Vitória, de Lisboa, que apresentou um sketch do espetáculo em cena,a revista “Parque à Vista”, com os atores Paulo Vasco e Flávio Gil. O Teatro Ribeiragrandense encheu-se, assim, com os risos dos presentes.

Houve ainda um momento de poesia protagonizado pela poetisa Manuela Bulcão.

 

AUDIÊNCIA, com nova “casa”

Marcava meia-noite em ponto quando, o diretor Joaquim Ferreira Leite parou o espetáculo para dar as novidades sobre as mudanças no Jornal AUDIÊNCIA. O fundo do palco ficou preenchido com a nova “casa” do jornal, um site renovado e adaptado para smartphones, e,ainda, uma aplicação.

Um dos responsáveis, Vítor Fernandes, esclareceu a mudança feita ao AUDIÊNCIA, e, ainda, deixou um recado aos presentes, afirmando que “calar a comunicação social é matar a democracia”. O novo site dá enfoque a duas novas secções, Ribeira Grande e Grande Porto. Cada pessoa, ao aceder ao novo site pode subscrever o mesmo e receber notificações quando uma notícia é publicada.

Mas, as novidades não ficaram por aí, pois havia mais truque para desvendar. Não só de online e impressão vive o jornal, como também, a partir de 1 de abril, o AUDIÊNCIA vive na rádio. Uma nova plataforma online, presente no site, vai chegar mais perto da população e ligar cada vez mais Ribeira Grande e Grande Porto, nomeadamente, Vila Nova de Gaia.

No encerramento da Gala, todos os artistas e premiados foram convidados a subir ao palco. A última atuação da noite ficou ao encargo de Jorge Martinez que apresentou um tema de Força a Portugal, uma possível aposta para o país como hino do mundial de 2018, que encheu o Teatro Ribeiragrandense com as cores da bandeira portuguesa.

 

Declarações dos Premiados

Albano Garcia, Presidente da Casa Povo da Ribeira Grande, Troféu Solidariedade
“É uma alegria enorme receber este prémio do Jornal Audiência, juro que é a primeira vez que recebi um prémio que marcará a história da Casa do Povo, sendo de um jornal que veio de Gaia para a Ribeira Grande por isso, é de felicitar o gesto e o carinho que o Jornal tem pela Casa do Povo. O prémio incentiva-nos a criar outras atividades que,certamente, carecem na cidade e no concelho.”

Mestre Adelino Ângelo,Troféu Artes e Letras
“Eu não contava com semelhante coisa. Eu quero construir um mundo melhor e mais puro, por isso, eu pinto os cristos sem coroa de espinhos para continuar a desmascarar o rosto da nossa sociedade, os desgraçados, os sem abrigos, fazendo deles cristos.”

 Flávio Gil,Troféu Revelação
“O troféu representa o mais importante, que é ser reconhecido pelo trabalho que tento fazer todos os dias do melhor que posso e que sei. Fiquei muito feliz por receber junto de pessoas de quem sou amigo porque é o que torna tudo isto ainda mais importante. Agora, é o sentido de responsabilidade a crescer ainda mais porque é bom sermos premiados, mas temos que continuar a provar que estamos à altura desse reconhecimento.”

Jorge Rita, Presidente da Associação Agrícola de São Miguel,Troféu Gastronomia e Lazer
“É um símbolo de orgulho da própria instituição do trabalho que tem vindo a fazer na melhoria da qualidade, que tem sido um grande objetivo da instituição: aumentar a sua produção e melhorar a qualidade, tendo em conta, as pretensões dos nossos clientes. A qualidade do produto, o bom atendimento, e o nível de excelência é o nosso foco de trabalho. É sempre quase como uma obrigação. quando somos premiados não é para parar, mas para trabalhar cada vez mais e melhor.”

Teresa Silva, Escola Profissional Ribeira Grande,Troféu Educação/Ensino
“Este prémio é uma distinção, uma honra que o Audiência faz à escola de formação profissional e qualificação profissional, na cidade da RIbeira Grande. É algo que nos honra dado que acaba por premiar os quase 19 anos de existência desta escola. Nós, escola profissional, queremos sempre mais e melhor. Atualmente,temos cursos na área de nível profissional 4 mas, este ano, a escola profissional anseia ter um outro nível de qualificação, o nível 7.”

Ernesto Santos, Troféu Presidente da Junta de Freguesia
“Este prémio representa para mim o coroado que vem desde o associativismo até à política. Um autarca de freguesia é apenas a continuidade de aquele que foi um associativista, porque só consegue estar junto do povo, quem vem do meio dele. Quero agradecer,naturalmente,ao Jornal Audiência por esta distinção porque entendo que as homenagens,certamente, não são dadas, mas são devidas. Estou a caminho dos 70 anos, se calhar a caminho da minha reforma como autarca, e, se assim for, saio feliz e saio com a consciência de dever cumprido. Quero continuar a trabalhar pela minha freguesia, seja em que condições for, porque ainda tem muito para dar. Foi, durante muitos anos, ostracizada mas ainda tem um potencial maravilhoso para descobrirmos ou para redescobrirmos.”

Hu Junming, Troféu Excelência
“Não estava à espera. Portugal é um país de emigrantes, há portugueses em todo a parte do mundo e, por isso, mais de metade do mundo é de Portugal. Ir ao meu restaurante é ver uma escola. Investir em Portugal é importante para mim, pois com o restaurante eu abro uma ponte para qualquer coisa que Portugal precise de mim, uma ponte entre a China e Portugal.”

Joaquim Monteiro, Presidente da Academia de Bacalhau Rouen, Troféu Portugalidade
“Este prémio representa o orgulho de fazer parte de uma associação para ajudar as pessoas mais necessitadas. Eu recebo este prémio não só para mim mas em nome da Academia de Bacalhau Rouen porque não é uma pessoa só que consegue fazer estas coisas, é um grupo de pessoas. O objetivo é continuar com esta associação porque é uma causa nobre e espero que continue por muitos e muitos anos.”

Norberto Pinto, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, Troféu Instituição
“O troféu representa o reconhecimento público da qualidade dos bombeiros da Ribeira Grande, dos sacrifícios que eles fazem e da capacidade que eles têm. Este prémio é sobretudo para os nossos operacionais que não se poupam em esforços para que as populações se sintam seguras em todos os aspetos, quer na emergência, quer no tratamento quer noutros aspetos de proteção civil. Motiva-nos a ser cada vez melhor, aliás, nós somos a única associação de bombeiros do país que está devidamente certificada em muitos dos serviços.”

Eduardo Vítor Fernandes, Gai@prende+, Troféu Ideias e Projetos
“Em primeiro lugar, significa um estímulo para todas as pessoas que se envolveram no projeto, numa primeira fase do ponto de visto organizativo, e, agora, a nível profissional, existem cerca de 400 pessoas envolvidas no projeto. Depois, significa um estímulo para aquilo que são as obras imateriais porque a avaliação que nós fazemos não se cinge à quantidade de betão que aplicamos no território, mas também, à forma como mudamos a vida das pessoas. Eu acho que este projeto está a começar a ajudar a mudar a vida das pessoas, sobretudo, daqueles alunos com necessidades educativas especiais, autismo e multideficiência. É gratificante ver aqueles sorrisos e os olhos brilhantes dos alunos que não tinham outra alternativa a partir das 16:30h, que não fosse ir para casa dos avós, aqueles que não podem pagar os colégios, e que passam a ter uma alternativa até às 19:30h com atividades muito diversificadas e que são claramente benéficas para o seu desenvolvimento.”

Tiago Serrano, em representação da Fromageries Bel Portugal, Troféu Empreendedorismo
“É um prémio muito importante. Nós iniciamos este projeto, em 2016, com um conjunto de parceiros muito grande e este prémio deve-se a eles. Ao fim ao cabo, o troféu representa o reconhecimento, nós sabemos que fazemos um produto de qualidade, mas é bom sermos reconhecidos por pessoas externas e que apreciam o nosso projeto. Qualquer prémio dá-nos sempre responsabilidade e ambição de querermos continuar a fazer mais e melhor.”

Eduardo Vítor Rodrigues, Troféu Prestígio
“É uma deferência e aqui um bocadinho mais emocionante porque é mais pessoal, 11 anos depois de ter recebido um prémio idêntico, em Oliveira do Douro, enquanto, presidente de Junta, não vou dizer que não significa nada. Simboliza também o reconhecimento, no meio de tantas dificuldades, pelo trabalho que vamos fazendo. E, vindo do Jornal Audiência, que eu vi nascer e acho que ajudei dentro do possível a crescer, e vejo com muito bons olhos esta relação entre Vila Nova de Gaia e Ribeira Grande, pois eu sinto aqui uma emoção especial. A mim motiva-me a continuar a trabalhar naquilo em que eu acredito. Por isso, estou muito empenhado em continuar projetos como o Gai@prende+ e cumprir com aquilo que me comprometi aos cidadãos.”

Alexandre Gaudêncio, Troféu Personalidade
“Acima de tudo, representa uma responsabilidade porque prova que o caminho que temos definido, neste caso, na autarquia é um caminho que está a ser apreendido pelas pessoas e, quando assim é, é muito positivo. Este prémio vai, acima de tudo, para quem colabora connosco diretamente, mas uma palavra, que não poderia deixar de passar, para aquelas pessoas que, atualmente, passam dificuldades, é para elas que trabalhamos arduamente e diariamente. Representa, também, uma responsabilidade para continuar com este trabalho que vai possibilitar alavancar, cada vez mais, a nossa Ribeira Grande, no sentido, de criar mais postos de trabalho, num sector que agora é fundamental, o turismo. Julgamos que este poderá ser um caminho desafiante e, agora, com esta ligação através do Audiência para o norte do país, há um potencial aqui enorme que merece ser melhor explorado para chegar a novos públicos, nomeadamente, ao Audiência do Grande Porto.”