Junto à praia do Sr. da Pedra, em Gulpilhares, o café Sinfonia Amarela surgiu devido ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira Caminha-Espinho. Com 81 anos, José Bernardo sempre viveu da restauração, “uma paixão desde pequeno.”
Um dos grandes eventos do Sinfonia Amarela é o 1º banho do ano. Uma tradição que surgiu pelo grupo de amigos, há 53 anos. “Começou pelo um grupo que se juntava num jantar de fim de ano no restaurante Cabana. Depois do jantar, começamos a jogar às cartas e como era muito cedo resolvemos ir dar um banho ao mar com os faróis dos automóveis virados para o mar.” É um evento intergeracional com muita afluência, “antigamente vinham de Amarante e Vila Real para o 1º banho do ano.”
“Desde que a Câmara Municipal de Gaia e a Junta de Gulpilhares e Valadares decidiram ajudar, nós, este ano, resolvemos aumentar o evento, juntando música e iluminação da Capela do Sr. da Pedra”.
O evento irá contar com a Bandaneia no dia 31 de dezembro às 22h e a Impecáveis Band no dia 1 de janeiro às 15h. Para sinalizar a meia noite, haverá ainda fogo de artifício. “Esperamos mais pessoas este ano.”, afirma José Bernardo.
Relativamente a ação quer da Câmara quer da Junta, José Bernardo está satisfeito com o trabalho desenvolvido “têm feito muito para desenvolver as regiões.” Já ao futuro, “gostaria que todas as pessoas conseguissem arranjar emprego.”