“25 DE ABRIL DE 1974, O ANTES, O DURANTE E O DEPOIS” CHEGOU A AVINTES

A Casa da Cultura Francisco Marques Rodrigues Júnior, em Avintes, acolheu, no passado dia 5 de abril, a exposição intitulada “25 de Abril de 1974, o antes, o durante e o depois”, que assinalou o início das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, promovidas pela Junta de Freguesia avintense. A inauguração desta mostra contou com a presença de Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, entre representantes de entidades civis e militares.

 

A exposição intitulada “25 de Abril de 1974, o antes, o durante e o depois”, que assinalou o início das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, promovidas pela Junta de Freguesia de Avintes foi inaugurada, no passado dia 5 de abril, na Casa da Cultura Francisco Marques Rodrigues Júnior. O certame contou com a presença de Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, Cipriano Castro, presidente da edilidade avintense, entre representantes de entidades civis.

Na ocasião, Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, recordou que “o movimento associativo sentiu bem a importância da democracia e da liberdade muito antes do 24 de Abril de 1974. Por isso, é esta rede que efetivamente nós estamos a construir em Vila Nova de Gaia, celebrando a importância destes 50 anos”.

Afiançando que o poder local é “aquele pilar, aquela pedra e aquela âncora que mais se identifica com a Revolução dos Cravos”, o edil gaiense sublinhou que “este é o momento para que possamos dar as mãos e continuar a lutar sem nos rendermos a algumas forças não democráticas que, porventura, querem prevalecer, algo que definitivamente não constrói em nada, pelo contrário, destrói aquilo que muitos construíram nestes 50 anos”.

“A Câmara Municipal está muito disponível e solidária com todas as iniciativas que se passam no município de Vila Nova de Gaia, envolvendo todas as Juntas e Uniões de Freguesia e todo o seu movimento associativo para que possamos viver, na plenitude, a importância do 25 de Abril que, este mês, celebramos os 50 anos de liberdade e de democracia. Por isso, neste contexto que estamos hoje aqui a viver, importa deixar uma palavra de reconhecimento aos mentores desta exposição, por esta memória, por esta história, que efetivamente nos está aqui exposta, não só para os avintenses, mas também para os gaienses no seu todo”, enalteceu Elísio Pinto.

Paralelamente, no Largo do Palheirinho, em Avintes, decorreu a apresentação da X edição do BROUAA’s – Festival de Tunas Mistas da UAA, que iniciou com a Tuna Académica de Avintes e prosseguiu com a Desconcertuna, com a Tuna Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, seguindo-se a ForTuna e a Tuna Académica de Oliveira do Douro.