O 43º Torneio Aberto Internacional da Associação de Ténis de Mesa do Porto (ATMP) decorreu nos passados dias 23 e 24 de fevereiro, no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia e contou com a presença de 450 atletas de 47 clubes e 11 associações regionais.
O 43º Torneio Aberto Internacional da Associação de Ténis de Mesa do Porto (ATMP) contemplou dois dias de provas que contaram para a classificação nacional.
Sérgio Miranda, presidente da Associação de Ténis de Mesa do Porto, salientou que este torneio “é dos mais antigos a nível nacional” e afirmou que “participaram 450 atletas de 47 clubes, incluindo 5 espanhóis”, que “foram divididos pelos escalões de “juniores, infantis, cadetes e iniciados”.
O presidente da ATMP enalteceu ainda que “o balanço final é extremamente positivo. Tivemos aqui, durante dois dias, os melhores atletas das classes jovens em Portugal e alguns espanhóis. Portanto, foram dois dias magníficos de convívio, correu tudo bem, as crianças divertiram-se e isso, para nós, é o mais importante”.
“Nós tivemos aqui os melhores atletas, tivemos aqui os nossos melhores treinadores, mas temos pena e gostaríamos de ter visto aqui o presidente da Câmara Municipal de Gaia e os senhores vereadores, porque isso para nós também é importante, uma vez que é o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos a favor do desporto e do ténis de mesa em particular. Registamos com o maior agrado a presença do senhor engenheiro Mário Duarte, mas também gostávamos de ver aqui mais figuras da autarquia, porque o apoio que a autarquia nos dá é muito importante para nós”, sublinhou Sérgio Miranda.
No que concerne os resultados em Juniores Masculinos, a nível individual, José Magalhães, do Ala Gondomar, ficou classificado em primeiro lugar; Alexandre Queirós do CCR Arrabães, em segundo lugar; e Francisco Wahon, do Sporting CP, e Rafael Kong, do CTM Mirandela, em terceiro lugar. Em Juniores Femininos, a nível individual, Raquel Martins, do Ala Gondomar, alcançou o primeiro lugar; Joana Lopes, do CTM Mirandela, o segundo lugar; e Liliana Esteves, do CTM Chaves, e Inês Salgado, do CTM Mirandela, o terceiro lugar. A nível coletivo, em Juniores Masculinos, o Sporting CP ficou em primeiro lugar, o CTM Mirandela em segundo lugar e o AAA Guilhabreu em terceiro lugar. Em Juniores Femininos, a nível coletivo, o CTM Mirandela conquistou o primeiro lugar, o Ala Gondomar o segundo e o CTM Chaves o terceiro.
Em Infantis, a nível individual, em relação aos Masculinos, Tiago Abiodun, do Sporting CP, conseguiu o primeiro lugar; Tiago Olhero, do CCR Arrabães; o segundo lugar, e Martim Loução, do CTM Mirandela, e Pedro Gonçalves, do CTM Vila Real, o terceiro lugar. Em Infantis Femininos, o primeiro lugar foi para Mariana Sta Comba, do CTM Mirandela; o segundo lugar foi para Joana Pinto, do CTM Mirandela; e o terceiro lugar foi para Margarida Barbosa, do Ala Gondomar, e para Mariana Costa, do AR Canidelo. A nível coletivo, em Infantis Masculinos, o CTM Mirandela obteve o primeiro lugar, o CTM Vila Real o segundo lugar e o AAA Guilhabreu o terceiro lugar. Em Infantis Femininos, a nível coletivo, o CTM Mirandela conquistou o primeiro lugar, o Ala de Gondomar o segundo lugar e o AR Canidelo o terceiro lugar.
No escalão de Cadetes, a nível individual, em relação aos Masculinos, Silas Monteiro, do AR Novelense, ficou em primeiro lugar; Rafael Kong, do CTM Mirandela, em segundo lugar; e André Carreiras, do CP Alvito, e Guilherme Paulo, do Sporting CP, em terceiro lugar. Em Cadetes Femininos, Inês Matos, do Boa Hora FC, alcançou a primeira posição; Matilde Pinto, do CTM Mirandela, a segunda posição; e Inês Salgado, do CTM Mirandela, e Inês Gonçalves, do CTM Mirandela, a terceira posição. A nível coletivo, no que concerne os Cadetes Masculinos, o Sporting CP conseguiu o primeiro lugar, o AR Novelense o segundo lugar e o CTM Mirandela o terceiro lugar. Em Femininos, a nível coletivo, o CTM Mirandela conquistou o primeiro lugar, o Boa Hora FC o segundo lugar e o CCR Arrabães o terceiro lugar.
Por último, em Iniciados Masculinos, destacou-se individualmente Carlos Gonçalves, do CTM Vila Real, que alcançou o primeiro lugar; Dinis Ye, do AAA Guilhabreu, que ficou em segundo lugar; e Tomás Belchior, do CTM Mirandela, e Rafael Silva, do Montamora SC, que conseguiram o terceiro lugar. Em Iniciados Femininos, a distinção foi para Joana Pinto, do CTM Mirandela, que atingiu a primeira posição; Inês Calixto, do CTM Mirandela, que conquistou a segunda posição; e Beatriz Pinto, do Boa Hora FC, e Constança Pinto, do CTM Mirandela, que conseguiram a terceira posição. A nível coletivo e no que respeita os Iniciados Masculinos evidenciou-se o CTM Mirandela em primeiro lugar, o AV Lamego em segundo lugar e o Club Vila Real em terceiro lugar. Em Iniciados Femininos, a nível coletivo, o CTM Mirandela também alcançou a primeira posição e o Club Vila Real ficou classificado em segundo lugar.
O Clube de Ténis de Mesa de Mirandela foi o vencedor absoluto deste torneio, uma vez que subiu ao pódio com 15 atletas.