A Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho no dia 29 de dezembro pelas 21h30 na Igreja da Sagrada Família em Vila D´Este realizou o seu Concerto de Natal pelo Grupo Spes Nostra Ensemble que encantou e contagiou todo o público presente que ficou deslumbrado com tão brilhante atuação.

No âmbito da Caminhada Diocesana com o tema de Natal para todas as Paróquias “ O Presépio, Lugar de Encontro para todos” e com o Conselho Permanente, juntamente com o Pároco da Freguesia Padre Albino Reis tiveram a feliz ideia de no dia do Concerto de Natal inaugurarem uma lindíssima Exposição de Presépios da Coleção particular de Nuno Monteiro, um Filho da Terra que aceitou o desafio e o resultado não poderia ter sido mais positivo.

Na inauguração estiveram presentes três representantes do Pelouro da Cultura da Câmara de Vila Nova de Gaia; Drª Paula Carvalhal; Drº Manuel Monteiro; Pai do colecionador e Drº Elísio Pinto; o Presidente da Junta de Vilar de Andorinho Drº Serafim Teixeira e também do Executivo Andreia Teixeira e um público atento, curioso e sobretudo fascinado e encantado pela beleza da Exposição.

O trabalho apresentado foi muito bem estruturado porque a exposição de cerca de trezentas peças todas elas diversificadas pela originalidade e criatividade, onde foram utilizados todo tipo de materiais, como; barro, cartão, tecidos, plástico, pedra, vidro etc.

A Igreja da Sagrada Família foi sem dúvida alguma, o melhor espaço, pelas boas condições, mas sobretudo pela grandeza do tema ( Presépio sinónimo de família )e criar uma história e motivação para exposição dos presépios foi fenomenal e muito bem conseguida ,começava com um azulejo muito bonito que representava “O Anjo Gabriel que foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um Homem chamado José, da casa de David e o nome da Virgem era Maria ( Lucas- 1, 26-27 ).

A segunda imagem representava São José dormindo onde em sonhos foi avisado do que iria acontecer documentado com a passagem da Bíblia (Mateus-1,20-21 ) e o terceiro motivo era um lindo presépio muito original pela simplicidade do nascimento do Menino Jesus ao colo de São José (Lucas-2, 5-6 ); e todo o seguimento da exposição foi bem documentada e deu oportunidade de outros Vilarenses a título particular de exporem também os seus presépios e Imagens do Menino Jesus com os seus “ vestidinhos “ feitos pela Dª Olívia Machado e bordados pela Mãe do Nuno Monteiro , Dª Hermínia Monteiro uma ternura .Os meninos da catequese também exibiram os seus trabalhos e todos eles muito lindos e cheios de simbolismo e criatividade.

O Nuno Monteiro começou a ter o” bichinho “ do colecionismo pelos presépios quando a Mãe aos 20 anos lhe ofereceu um que ele adorou e desde esse dia nunca mais parou aproveitava nas suas viagens comprar e falava com os próprios artesãos, com isso foi descobrindo a paixão de construir os seus próprios presépios e na venda criar oportunidade de comprar novos, sempre com a ideia de aumentar a sua tão bela coleção. Atualmente tem cerca de 700 peças dispostas pela sua casa; quarto, corredor, escritório, sala etc.

O gosto de colecionar continua e visto a iniciativa ter sido tão positiva a ideia é continuar agarrar e aceitar novos desafios.

O Nuno Monteiro teve a colaboração especial de Ricardo Teixeira e a Dª Fernanda Alves Xavier que tinha a responsabilidade de esclarecer e dar a informação necessária aos visitantes do conteúdo da exposição dos Presépios. A Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho está de parabéns pela iniciativa e com este evento de Natal a Igreja da Sagrada Família de Vila D´Este foi um bom Lugar de Encontro para Todos.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com